TRABALHO POR PROJETOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: contribuições para minimizar os efeitos do Neuromarketing das mídias sociais no estímulo ao consumismo
Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Neuromarketing. Mídias Sociais. Consumismo. Trabalho por Projetos.
A dissertação “Trabalho por projetos na Educação Profissional e Tecnológica: contribuições para minimizar os efeitos do Neuromarketing das mídias sociais no estímulo ao consumismo” foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), por meio da Instituição Associada, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre. A pesquisa se vincula à linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos, integrando o Macroprojeto 5 - organização do currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica. Seu objetivo geral foi analisar os efeitos do Neuromarketing das mídias sociais sobre os estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP), com a finalidade de propor um produto educacional voltado à organização do trabalho por projetos como forma de contribuir para a prevenção de comportamentos de consumismo. O estudo é de natureza aplicada, abordagem qualitativa e objetivos exploratórios, descritivos e explicativos. Está fundamentado teórico-metodologicamente na Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS), referencial que também orientou a análise dos dados produzidos. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos utilizados, configura-se como pesquisa bibliográfica, documental e de campo.Delimitou-se o IFRS - Campus Canoas como lócus da pesquisa, e o curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio como seu objeto de estudo, enquanto que os sujeitos envolvidos foram 21 discentes (dos 22 matriculados no quarto ano em 2024) e 8 docentes, do total de 36 que lecionavam (em todos os anos) no referido curso. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, foram aplicados dois questionários on-line direcionados aos: a) docentes, com 26 questões, sendo 19 fechadas, 4 abertas e 3 dependentes; b) discentes, com 28 questões, das quais 19 fechadas, 6 abertas e 3 dependentes. Constatou-se que o Neuromarketing não é abordado no decorrer do curso e que os discentes pouco sabem a respeito do mesmo. Verificou-se ainda que não há uma definição clara sobre o sentido atribuído ao trabalho por projetos, tampouco em relação às formas como ele é conduzido para promover a interdisciplinaridade e o currículo integrado. Foi possível identificar uma única iniciativa nesta direção, promovida pelo componente curricular Estudos de Geografia e História, o qual é abordado em um projeto interdisciplinar guiado por temas integradores pensados e articulados de modo a envolver os conteúdos de ambos os componentes. A partir dos resultados obtidos, elaborou-se um produto educacional, em formato de Manual/Protocolo e estruturado como um Procedimento Operacional Padrão (POP), com orientações sobre como organizar a implementação do trabalho por projetos por meio de um Project Model Canvas (PM Canvas) adaptado ao contexto educacional, trazendo como exemplo ilustrativo a temática da pesquisa. Com isso, almeja-se disponibilizar aos profissionais da educação um modelo que auxilie a sistematizar o trabalho por projetos não apenas como forma de abordar o tema em pauta na EMIEP em cursos de Administração, mas de qualquer outro relevante nas diferentes modalidades da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tanto no currículo formal, como na pesquisa e na extensão.