CATÁLOGO DO ALUNO: UMA PROPOSTA PARA A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM ESPAÇOS FORMAIS DO IFRS-POA
Gestão do conhecimento. Catálogo do Aluno. Transformação Digital. Educação Profissional e Tecnológica.
A dissertação propõe uma análise da gestão do conhecimento no contexto dos Institutos Federais (IFs), com foco no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Os IFs buscam a integração e a verticalização da educação básica, profissional e superior. Para isso, a gestão do conhecimento é fundamental para potencializar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo foi compreender os mecanismos de gestão do conhecimento nos espaços formais do IFRS, visando à ampliação da aprendizagem institucional coletiva. Para isso, foram considerados os seguintes objetivos específicos: A) Sistematizar a criação de conhecimento dos espaços formais; B) Avaliar a implementação de uma ferramenta para a organização do conhecimento dos espaços formais; e C) Investigar ferramentas que promovam a gestão e organização do conhecimento, enfocando estratégias voltadas à autoaprendizagem institucional. A hipótese da pesquisa é que o uso adequado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e estímulos à participação ativa dos alunos pode agilizar a organização do conhecimento nos espaços formais do IFRS-POA, fomentando, assim, a aprendizagem organizacional. O referencial teórico foi fundamentado nas bases conceituais do ProfEPT, nos principais autores da gestão do conhecimento. Ainda, utilizou-se o princípio de Gagné (1980) como estratégia para o desenvolvimento de um catálogo de serviços do aluno enquanto produto educacional que poderá potencializar a gestão do conhecimento. O valor deste estudo para a instituição residiu na promoção de alternativas para organizar os fluxos de trabalho e os conhecimentos gerados nos espaços formais do IFRS-POA. Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFRS, na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, sob a orientação do Prof. Dr. Sérgio Wesner Viana.