LETRAMENTO INFORMACIONAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO CAMPUS RESTINGA
DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
Letramento informacional; Biblioteca; Educação profissional e tecnológica; Ensino médio integrado; Práticas educativas.
A presente investigação tem como objetivo investigar as potencialidades e desafios para o letramento informacional no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir do mapeamento de conhecimentos prévios dos estudantes e utilizando recursos audiovisuais como estratégia de ensino visando a formação humana integral. A pesquisa busca contribuir para a construção de práticas pedagógicas emancipadoras, alinhadas aos princípios da educação profissional e tecnológica, com foco na promoção da autonomia crítica dos discentes. Os principais temas abordados incluem letramento informacional, bibliotecas dos Institutos Federais, educação profissional e tecnológica, ensino médio integrado e práticas pedagógicas em rede aberta. Em termos metodológicos, o estudo será de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e caráter exploratório, sendo estruturado em três etapas metodológicas: (1) revisão bibliográfica, com ênfase em dissertações do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), abrangendo o período de 2008 a 2024; (2) pesquisa documental, que mapeia documentos relacionados ao letramento informacional nas bibliotecas dos Institutos Federais; e (3) pesquisa de campo, com aplicação de questionários a estudantes e docentes do Ensino Médio Integrado. A análise dos dados fornecerá subsídios para a criação de um recurso educacional, no formato audiovisual, voltado para o letramento informacional dos estudantes, mas também acessível à comunidade interna e externa do IFRS. O produto final visa promover o acesso inclusivo à educação e fortalecer práticas pedagógicas emancipadoras no contexto da educação profissional e tecnológica.