TRABALHADOR-ESTUDANTE DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS PORTO ALEGRE: DIREITOS E DESAFIOS NA CONCILIAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO.
Educação Profissional e Tecnológica. Educação de Jovens e Adultos. Direitos trabalhistas. Direitos do trabalhador-estudante.
Este projeto de pesquisa está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), à Linha de Pesquisa Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e ao Macroprojeto 1 - Propostas Metodológicas e Recursos Didáticos em Espaços Formais e Não Formais de Ensino na EPT. Trata-se de um estudo que visa analisar os desafios enfrentados pelos trabalhadores-estudantes do Curso Técnico em Administração, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre, na conciliação das obrigações trabalhistas e dos compromissos educacionais, apontando alternativas para que as garantias legais sejam efetivamente implementadas apoiando a trajetória acadêmica e profissional. Metodologicamente, pauta-se em uma pesquisa aplicada, de abordagem mista (quantitativa e qualitativa) e de objetivos descritivos, exploratórios e explicativos. A produção dos dados dar-se-á por meio de questionário com 13 questões aplicadas a 30 trabalhadores-estudantes do Curso Técnico em Administração, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, do IFRS - Campus Porto Alegre. Além disso, analisar-se-á com base hermenêutica, os documentos legais e normativos que regem os direitos dos trabalhadores-estudantes. Os resultados esperados incluem a identificação das principais barreiras enfrentadas pelos trabalhadores-estudantes e a avaliação da efetividade das políticas públicas e práticas educativas institucionais vigentes. Espera-se que esta pesquisa contribua para a formulação de propostas de aprimoramento das políticas educacionais e laborais que visem facilitar a trajetória acadêmica dos alunos da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica. A originalidade deste estudo reside na combinação do enfoque legal com a análise empírica das experiências dos estudantes, proporcionando uma visão abrangente e integrada dos desafios e das soluções possíveis. Ainda, o valor deste estudo está em sua capacidade de gerar insights relevantes para a melhoria da EPT, especialmente no contexto do IFRS, e de propor um produto educacional que possa servir como modelo de suporte ao trabalhador-estudante.