A GESTÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL A PARTIR DA VOZ DO ESTUDANTE
ducação Profissional e Tecnológica. Assistência Estudantil. Permanência e êxito. Pnaes.
A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), por meio da Instituição Associada, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre, Linha de Pesquisa Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos da EPT. O estudo trata do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) que é desenvolvido na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, desde sua aprovação em 2010. O referido Programa possui uma multiplicidade de gestão, ao passo que, no contexto do IFRS, regulamenta-se por meio da Política de Assistência Estudantil. Portanto, a pesquisa aplicada caracteriza-se pela abordagem qualitativa e tem como objetivo analisar as implicações e contribuições do Pnaes para a permanência e êxito dos estudantes que recebem auxílio estudantil e sua relação com a configuração da gestão do Programa. Metodologicamente, ancora-se nas técnicas da pesquisa bibliográfica, análise documental e de campo. Elegeu-se como campo o IFRS, especificamente, os Campi Alvorada, Caxias do Sul e Sertão. Aplicou-se entrevistas semiestruturadas com 11 estudantes que recebem auxílio estudantil proveniente do Pnaes, as quais foram gravadas e transcritas. Por meio da análise de conteúdo e das categorias elencadas, este estudo demonstrou às implicações do Pnaes na vida dos estudantes, a partir do uso do recurso do auxílio estudantil para o pagamento de passagens de ônibus, como também para a compra de lanches, no cumprimento do objetivo da permanência. Também percebeu-se que agregado ao auxílio, o recebimento de bolsas de ensino, pesquisa e extensão, são fundamentais na permanência material destes estudantes. Ainda, outras demandas foram evidenciadas, as quais permitem vislumbrar a vida estudantil e, consequentemente, compreender aspectos que envolvem a gestão da assistência estudantil no IFRS, e também a instituição como um todo. Em decorrência, como produto educacional elaborou-se um Evento de Acolhimento e Ambientação destinado ao público ingressante, com a finalidade de divulgar às políticas institucionais e familiarizar a escola. Esta ação visa criar condições para a permanência estudantil.