MULHERES E OS DESAFIOS DO MUNDO DO TRABALHO: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Mulheres. Mundo do trabalho. Inserção profissional. Educação profissional e tecnológica.
Este trabalho de pesquisa aborda uma temática relevante da sociedade, especialmente no contexto pós-pandêmico: a inserção profissional das mulheres no mundo do trabalho, com foco no campo da administração e nas contribuições da educação profissional e tecnológica (EPT) nesse processo. Parte-se do pressuposto de que a EPT desempenha um papel crucial na preparação para as mudanças constantes do mercado de trabalho, desenvolvendo conhecimentos e habilidades técnicas essenciais para diversas ocupações. Com a evolução tecnológica e as novas exigências profissionais, a EPT se torna um meio importante para a atualização e preparação dos trabalhadores. No caso das mulheres, os desafios são ainda mais expressivos, devido às desigualdades salariais, à discriminação e às dificuldades de progressão na carreira. Assim, entender como as mulheres se inserem em áreas tradicionalmente dominadas por homens, como a administração, é fundamental para promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino. Na pesquisa as perspectivas de mulheres egressas do curso Técnico em Administração oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre. Participaram egressas formadas entre 2017 e 2022, além dos dois coordenadores do curso, oferecido nos turnos matutino e noturno, tanto na modalidade subsequente quanto integrada ao ensino médio, através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica (Proeja). Com caráter descritivo e exploratório, a pesquisa adota uma abordagem mista, combinando análises qualitativas e quantitativas. Para coleta de dados, foram utilizados questionários aplicados às 62 egressas, entrevistas com os coordenadores do curso e análise de documentos. Os resultados evidenciaram que, embora as participantes reconheçam o valor da formação pública e a vejam como uma oportunidade de acesso ao trabalho, enfrentam grandes dificuldades para ingressar no mercado, relacionadas a fatores como desigualdade de gênero, preconceitos estruturais, responsabilidades familiares desproporcionais e limitações econômicas. No campo das ciências sociais, a pesquisa sobre gênero deve considerar a complexidade e dinâmica dos fatores estruturais e culturais que afetam o movimento humano na sociedade. Uma lacuna identificada na pesquisa é a sensação de despreparo para o mundo do trabalho, mesmo após a conclusão do curso e que um plano de desenvolvimento de carreira, seria uma ferramenta essencial para promover a integração das egressas ao mundo do trabalho, assegurando que a formação técnica obtida seja utilizada de maneira eficaz em suas trajetórias profissionais.