ESCOLARIZAÇÃO NA MATURIDADE: CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM PANIFICAÇÃO TRANSFORMANDO VIDAS
Educação Profissional. Maturidade. Memória. Curso Técnico Subsequente.
A presente pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica – ProfEPT, está vinculada à linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Macroprojeto 6 – Organização de espaços pedagógicos da EPT. O estudo objetivou evidenciar em que medida a formação profissional técnica contribuiu para a vida de egressos, na maturidade (pessoas com 50 anos+) do curso técnico em Panificação, subsequente ao ensino médio, ofertado no campus Osório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O recorte temporal foi estabelecido para o período entre 2015 e 2021. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória. O principal instrumento utilizado para a produção de dados foi a entrevista semiestruturada, que se baseou em um roteiro único para todos os participantes. Para a análise dos dados produzidos, utilizou-se as técnicas de análise de conteúdo propostas por Bardin (1977). Todas as entrevistas foram audiogravadas e posteriormente transcritas pela pesquisadora. Na sequência, foi desenvolvido um produto educacional (e-book de receitas e narrativas de vida) elaborado com orientações advindas das metodologias e aportes teóricos que sustentaram e dialogaram com a problematização e objetivos da pesquisa, com vistas à socialização das vivências desses egressos com a comunidade. O e-book apresenta receitas técnicas de preferência e receitas de natureza afetiva de cada participante. Além disso, é incluída uma linha do tempo que abrange os eventos técnicos, as oficinas e os projetos de extensão que precederam a criação do curso técnico em Panificação no campus Osório do Instituto Federal (IFRS). Essa cronologia evidencia o potencial da formação técnica para suprir as demandas das comunidades locais. Com base nos resultados obtidos, evidencia-se que o curso técnico em Panificação teve um impacto altamente positivo na vida dos seus participantes. Do ponto de vista técnico, observou-se uma melhoria substancial nas habilidades e na compreensão dos processos relacionados à produção de diversos produtos de panificação. Em nível pessoal, os egressos relataram benefícios significativos para o bem-estar emocional e para a autonomia. Esses resultados são particularmente relevantes para os adultos maduros, que frequentemente enfrentam desafios específicos relacionados à empregabilidade e à integração social.