Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA PORTO PEDONE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULA PORTO PEDONE
DATA : 26/11/2024
HORA: 17:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/liliane-madruga-prestes/invite?show-suggestion=false
TÍTULO:

LETRAMENTO INFORMACIONAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO CAMPUS RESTINGA

DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento informacional; Biblioteca; Educação profissional e tecnológica; Ensino médio integrado; Práticas educativas.


PÁGINAS: 57
RESUMO:

A presente investigação tem como objetivo investigar as potencialidades e desafios para o letramento informacional no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir do mapeamento de conhecimentos prévios dos estudantes e utilizando recursos audiovisuais como estratégia de ensino visando a formação humana integral. A pesquisa busca contribuir para a construção de práticas pedagógicas emancipadoras, alinhadas aos princípios da educação profissional e tecnológica, com foco na promoção da autonomia crítica dos discentes. Os principais temas abordados incluem letramento informacional, bibliotecas dos Institutos Federais, educação profissional e tecnológica, ensino médio integrado e práticas pedagógicas em rede aberta. Em termos metodológicos, o estudo será de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e caráter exploratório, sendo estruturado em três etapas metodológicas: (1) revisão bibliográfica, com ênfase em dissertações do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), abrangendo o período de 2008 a 2024; (2) pesquisa documental, que mapeia documentos relacionados ao letramento informacional nas bibliotecas dos Institutos Federais; e (3) pesquisa de campo, com aplicação de questionários a estudantes e docentes do Ensino Médio Integrado. A análise dos dados fornecerá subsídios para a criação de um recurso educacional, no formato audiovisual, voltado para o letramento informacional dos estudantes, mas também acessível à comunidade interna e externa do IFRS. O produto final visa promover o acesso inclusivo à educação e fortalecer práticas pedagógicas emancipadoras no contexto da educação profissional e tecnológica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - LILIANE MADRUGA PRESTES
Interno - SERGIO WESNER VIANA
Externa à Instituição - RENATA BRAZ GONÇALVES - FURG
Notícia cadastrada em: 06/11/2024 16:12
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