Banca de DEFESA: LUCAS MACIASEKI DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS MACIASEKI DA SILVA
DATA : 11/12/2024
HORA: 08:30
LOCAL: https://meet.google.com/xuu-uvyw-zpw
TÍTULO:

PRÁTICA EDUCATIVA PARA A PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA



PALAVRAS-CHAVES:

Autorregulação da Aprendizagem. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino Médio Integrado. Permanência e Êxito. Sequência Didática.


PÁGINAS: 81
RESUMO:

Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Porto Alegre. A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e inserida no macroprojeto de Propostas Metodológicas e Recursos Didáticos em Espaços Formais e Não Formais de Ensino em Educação Profissional e Tecnológica. O tema do estudo, sobre a promoção da autorregulação da aprendizagem, surgiu a partir da experiência profissional do pesquisador, no cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, no Setor de Orientação Estudantil da Gestão de Ensino do IFRS Campus Restinga. O objetivo foi identificar os conhecimentos sobre autorregulação da aprendizagem que contribuem para a permanência e êxito dos estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica, a partir do contexto e da realidade dos estudantes do IFRS Campus Restinga. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza aplicada e com caráter exploratório. A coleta de dados aconteceu por meio de análise documental. A análise dos dados qualitativos adotou como metodologia a Análise Textual Discursiva (ATD). A elaboração do produto educacional, um material didático do tipo sequência didática, intitulado “Sequência Didática para a Promoção da Autorregulação da Aprendizagem”, ocorreu a partir da análise dos dados, os resultados obtidos e a discussão junto ao referencial teórico. Ele tem o objetivo de fornecer aos servidores uma ferramenta prática para promover a autorregulação da aprendizagem entre os estudantes dos Institutos Federais. A avaliação positiva do produto educacional, realizada com a aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas aos servidores da Gestão de Ensino dos campi do IFRS, evidenciou que o produto educacional constitui uma resposta adequada ao problema de pesquisa. Conclui-se que a promoção da autorregulação da aprendizagem pode contribuir para a prevenção de fatores individuais que são causadores de evasão e retenção entre os estudantes dos Institutos Federais, favorecendo a permanência e êxito na Educação Profissional e Tecnológica.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - MICHELLE CAMARA PIZZATO
Interna - ANDREIA MODRZEJEWSKI ZUCOLOTTO
Externa à Instituição - VIVIANE CASTRO CAMOZZATO - UERGS
Notícia cadastrada em: 04/12/2024 20:24
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigteste-M2-host.inst1