A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: um estudo sobre perfis oficiais do Instagram de Câmpus da Zona Metropolitana de Porto Alegre do IFSul
Mídias digitais. EPT. Comunicação pública. Comunicação organizacional. Interação mediada por computador.
Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, constitui-se como uma investigação de Mestrado que tem por intenção analisar, a partir da perspectiva da mediação, como as concepções institucionais de comunicação organizacional incidem no delineamento dos perfis oficiais no Instagram do IFSul, em câmpus da zona metropolitana de Porto Alegre. O trabalho pretende proporcionar aos gerenciadores dos perfis ferramentas facilitadoras para a propagação da comunicação organizacional eficaz. Neste estudo, entende-se como fundamental, a análise de três fatores basilares: a comunicação organizacional - levando em consideração os norteadores estratégicos comunicacionais -, a mediação, e o Instagram como mídia social de diálogo entre instituição e seus públicos. Tudo isso, dentro do contexto da Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Sabe-se que, a despeito da importância da comunicação no que tange ao desenvolvimento organizacional, a realidade encarada nos Institutos Federais e em sua estrutura organizacional é de não investimento e não direcionamento de profissionais qualificados para processos de comunicação, notadamente, neste trabalho, referindo-se ao Instituto Federal Sul-riograndense. Fica demonstrada como uma necessidade a disponibilização de conceitos e estruturas básicas para o desenvolvimento de uma comunicação adequada em cada campus que convirja com os prepostos de missão, visão e valores postulados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Com o intuito de desenvolver essa conexão entre intenções e concretude, entende-se como imprescindível o uso de referências bibliográficas que desenvolvam os conceitos aqui citados, dentro do contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Para isso, reporto a autoras/es entre as quais, cito: Ciavatta (2008), Cury (2000); especificamente no que tange aos conceitos diretamente ligados à comunicação: Kunsh (2022), Weber (2017), Baldissera (2020) e Ferreira (2021), dentre outros. Em relação ao produto educacional, foi desenvolvido um manual no intuito de facilitar a aplicação da comunicação organizacional na mídia digital Instagram. Partindo da análise das publicações nos perfis @ifsul_sapucaia, @ifsul_nh, @ifsul_gravatai, @ifsulcampuscharqueadas no decorrer de um ano, bem como de entrevista realizada com cada um de seus gerenciadores e de pesquisa bibliográfica referente ao tema atinente, desenvolveu-se instruções básicas aos servidores que incentivem e eduquem sobre: 1) Contexto institucional; 2) Comunicação organizacional no IFSul; 3) Instagram e engajamento; 4)Instagram e planejamento e 5) Instagram e moderação. Nesse sentido, disponibilizou-se, portanto, técnicas básicas da utilização da comunicação organizacional em mídias digitais, tudo isso tendo como foco o Instagram.