A ATUAÇÃO DOS BIBLIOTECÁRIOS DO IFRS NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SOB A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
Educação Profissional e Tecnológica; formação humana integral; bibliotecas multiníveis; bibliotecários.
Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, vinculada ao macroprojeto “Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT”. O objetivo geral é compreender como os bibliotecários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) podem contribuir na formação de seus estudantes, sob a perspectiva da formação humana integral (FHI). Os objetivos específicos são: mapear o papel das bibliotecas e dos bibliotecários na EPT e suas contribuições para a formação discente, baseado nas publicações científicas; e conhecer o entendimento dos bibliotecários acerca dos conceitos da EPT. A pesquisa apresenta natureza qualitativa; finalidade aplicada; exploratória e descritiva quanto aos objetivos, utiliza as pesquisas de campo e bibliográfica como procedimentos. O referencial teórico apresenta a história da EPT no Brasil; FHI; história da Rede Federal de EPT (RFEPCT); perspectiva geral das tipologias de bibliotecas; e análise dos documentos norteadores das bibliotecas do IFRS. Como produto educacional, apresenta-se uma série de quatro vídeos voltados aos bibliotecários ingressantes no IFRS que, ao abordar FHI, história da EPT, bibliotecários e bibliotecas multiníveis, oferece subsídios conceituais aos bibliotecários, fortalecendo sua atuação de acordo com as especificidades da EPT. A pesquisa evidenciou o papel educativo e integrador das bibliotecas multiníveis, consolidando-as como essenciais à FHI. Identificou-se a necessidade de adaptação das bibliotecas às especificidades da EPT, constituindo o diferencial das bibliotecas multiníveis, bem como uma lacuna no domínio conceitual dos bibliotecários sobre a FHI e a EPT.