Banca de DEFESA: JOANA HELENA PALOSCHI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOANA HELENA PALOSCHI
DATA : 07/04/2025
HORA: 10:00
LOCAL: remota
TÍTULO:


COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: UMA RELAÇÃO DIALÓGICA COM OS ESTUDANTES DO CAMPUS ALVORADA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Profissional e Tecnológica, Comunicação Organizacional. Estudantes. Vínculo. Permanência. Pertencimento


PÁGINAS: 69
RESUMO:

Esta dissertação foi desenvolvida no mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica  Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), integrando a linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” e o macroprojeto 1 “Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT”. O objetivo desse estudo foi compreender como a Comunicação  Organizacional do Campus Alvorada do IFRS, por meio da Assessoria de Comunicação, mais especificamente da produção de conteúdo jornalístico,   contribui para a construção de vínculos, para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento e para a permanência e o êxito dos estudantes da unidade. A proposta se justifica porque muitas vezes o foco da comunicação está na divulgação externa, em tornar o IFRS conhecido, em atrair as pessoas. Entretanto, após o ingresso, há poucos processos comunicacionais formais e estratégicos voltados aos discentes (principal público constitutivo da instituição). Além disso, constatou-se, por meio de uma pesquisa no Portal de Periódicos da Capes, que a produção de pesquisas sobre comunicação organizacional em instituições de ensino é mais focada no ensino superior e nos processos comunicacionais de forma geral, não na educação básica e nas relações com os estudantes. O propósito é, a partir de um  estudo de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, tendo como procedimentos e métodos a revisão bibliográfica, a análise documental, o levantamento de dados com questionário, grupo focal (ou entrevista semiestruturada) e a pesquisa-ação, elaborar um produto educacional (PE) que responda ao problema de pesquisa, que qualifique a comunicação com os estudantes numa perspectiva dialógica. Como resultados, espera-se fortalecer o vínculo e o sentimento de pertencimento dos discentes em relação ao IFRS – Campus Alvorada e com isso contribuir para a permanência e o êxito, para a autonomia e a emancipação desses sujeitos, princípios da EPT. Ainda, almeja-se contribuir para uma aproximação dos discentes com as práticas comunicacionais da instituição a partir da elaboração, aplicação e avaliação de um produto educacional. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ANDREIA MODRZEJEWSKI ZUCOLOTTO
Interno - SERGIO WESNER VIANA
Externa à Instituição - DENISE AVANCINI ALVES - UFRGS
Notícia cadastrada em: 04/04/2025 17:40
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigteste-M2-host.inst1