METODOLOGIAS DE ENSINO APLICADAS AO CURSO TÉCNICO DE CONTABILIDADE: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DOCENTE
Metodologias de Ensino. Metodologias Ativas. Educação Profissional. Contabilidade. Curso Técnico. Práticas educativas.
A presente pesquisa tem como objetivo central compreender as concepções e práticas de docentes do curso técnico de contabilidade com relação às metodologias de ensino utilizadas em sala de aula. Para alcançar o objetivo apresentado, será realizada uma pesquisa com os docentes ativos do curso de contabilidade, através de questionários que serão aplicados em uma escola técnica da cidade de Porto Alegre. Após a coleta e análise dos dados, será possível identificar como os docentes se relacionam com as metodologias de ensino e, a partir disto, através de um produto educacional propor melhorias para o processo de ensino e aprendizagem nos cursos técnicos de contabilidade, visto que os cursos de contabilidade costumam ser vistos como “conservadores” com relação a metodologias de ensino utilizadas em sala de aula. Deste modo, a presente pesquisa se apresenta como uma possibilidade real de inovação dentro dos cursos técnicos de contabilidade, visto que não existem muitos produtos educacionais voltados exclusivamente para a área da contabilidade.