CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS PRODUZIDOS EM ESPAÇOS MAKER: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
Tecnologia da informação e comunicação, Cultura Maker, Educação Profissional e Tecnológica.
A Educação Profissional e Tecnológica busca uma formação humana integral e
emancipadora, fundamentada no materialismo histórico-dialético, em que teoria e
prática são indissociáveis. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
desempenham um papel crucial no cotidiano, oferecendo ferramentas para ampliar o
acesso e a disseminação do conhecimento. No entanto, seu potencial ainda não é
plenamente explorado, especialmente em ambientes educacionais. Este projeto de
pesquisa surge da observação do pesquisador em seu local de trabalho, o Campus
Sombrio do Instituto Federal Catarinense (IFC), com o objetivo geral de estudar os
Espaços Maker do IFC como ambientes de produção de conhecimento científico e
analisar seu potencial para a formação integral dos estudantes do ensino médio
integrado. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e de caráter aplicado. Como
parte do estudo, será desenvolvido um produto educacional, condição necessária
para a conclusão do mestrado profissional no Programa de Pós-Graduação em
Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), o qual é o contexto deste projeto de
pesquisa. O produto educacional pretendido visará contribuir para a resolução
prática do problema relacionado à escassa disseminação do conhecimento científico
nos espaços maker do IFC, alinhando-se às diretrizes da Educação Profissional e
Tecnológica (EPT). A pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa 1 - Práticas
Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), do Macroprojeto 1 -
Propostas Metodológicas e Recursos Didáticos em Espaços Formais e Não Formais
de Ensino na EPT. O estudo buscará não apenas compreender o papel dos Espaços
Maker na educação, mas também propor estratégias inovadoras para integrar as TIC
e a cultura maker no processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma formação
mais crítica, criativa e autônoma dos estudantes. A pesquisa visará explorar o
potencial dos Espaços Maker do IFC como ambientes de inovação educacional,
contribuindo para a socialização do conhecimento científico e para a formação
integral dos estudantes do ensino médio integrado, em consonância com os
princípios da EPT.