AÇÕES AFIRMATIVAS E A INCLUSÃO DE JOVENS NEGROS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: acesso e permanência nos cursos subsequentes do IFRS/POA
Política de Cotas. Estudantes Negros. Educação Profissional. Acesso. Permanência.
Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), vincula-se à Linha de Pesquisa 2 – “Organização e Memória de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica” e ao Macroprojeto 6 – “Organização de Espaços Pedagógicos da EPT”. O estudo tem como foco jovens negros que ingressaram nos cursos subsequentes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre (IFRS/POA), por meio de cotas raciais estabelecidas pela Lei nº 12.711/2012 e atualizadas pela Lei nº 14.723/2023. A partir disso, busca-se responder: quais são as condições institucionais que possibilitam ao estudante preto/pardo acessar, permanecer e obter êxito nos cursos subsequentes? O objetivo central consiste em analisar os fatores que influenciam o acesso, a permanência e a conclusão desses estudantes no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo como foco a reserva de vagas destinadas a cotas raciais. A abordagem da pesquisa será qualitativa e quantitativa, com procedimentos participantes e de levantamento. Serão utilizados dados fornecidos pela COPPID, pelo Setor de Registros Acadêmicos e pelas plataformas Sistec/MEC e Inep. Estudantes negros matriculados serão convidados a responder um questionário e a participar de entrevistas semiestruturadas, com vistas a compreender suas experiências com o processo de ingresso e o apoio institucional. Serão investigados aspectos como: preenchimento das vagas de cotas, taxas de matrícula após inscrição, suporte oferecido pelo Instituto e funcionamento da banca de heteroidentificação. Com base na análise desses dados, será desenvolvido um Produto Educacional (PE) com o intuito de contribuir para o fortalecimento das políticas de inclusão racial no IFRS.