EDUCAÇÃO E MUNDO DO TRABALHO: CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA DE GÓRKI PARA AS PRÁTICAS DE ENSINO NO CONTEXTO DA EJA/EPT
Educação de jovens e adultos; trabalho e educação; literatura marxista na EPT; formação omnilateral.
A presente investigação analisou as potencialidades da literatura marxista da autoria de Górki enquanto estratégia de ensino para a promoção da formação omnilateral mediante a articulação entre educação e Mundo do Trabalho, tendo como referência a produção e a escuta de discentes do curso técnico de Nível Médio na modalidade EJA - EPT ofertado pelo IFRS - Campus Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa participante, qualitativa via análise temática de conteúdo. As etapas da pesquisa foram constituídas pelos objetivos: o objetivo geral do trabalho foi investigar as potencialidades da literatura marxista da autoria de Górki para a promoção de práticas de ensino promotoras da articulação entre educação e Mundo do Trabalho bem como para formação omnilateral, em particular, a partir de estudo no contexto da EJA - EPT ofertada pelo IFRS - Campus Porto Alegre. Os objetivos específicos foram fomentar a utilização das obras literárias marxistas de Górki, em especial, da obra “Infância” e a HQ de Francisco Vilachã ilustrando os contos gorkianos em “Figuras de São Petersburgo e outros contos de Górki em quadrinhos” e as possíveis interlocuções com as bases conceituais da EJA-EPT, em especial, na abordagem de temáticas relacionadas à educação e ao Mundo do Trabalho; produzir subsídios teóricos e metodológicos para a utilização da literatura gorkiana como estratégia de ensino para o letramento com vistas ao desenvolvimento da politecnia no curso técnico de Nível Médio na modalidade EJA - EPT; sistematizar os dados produzidos a partir da elaboração de vídeos didáticos acompanhados por um encarte digital enfocando educação e trabalho, resultante da escuta dos estudantes do curso técnico de Nível Médio na modalidade EJA - EPT a partir da leitura e reflexões suscitadas a partir da obra de Górki. O resultado obtido para o grupo participante foi a reflexão acerca do processo de formação do trabalhador que retorna aos estudos, permeado de sabedorias, contudo, imbuído da necessidade de relacionar conhecimentos do Mundo do Trabalho a uma escolarização formal, após um período de afastamento, valorizando a sua interação com o mundo. A leitura da representação das vivências de um trabalhador russo e o seu processo de letramento ampliam o potencial leitor dos estudantes, bem como viabiliza discussões com os demais estudantes acerca da inserção no Mundo do Trabalho através da produção e trocas de cartas pedagógicas, relatos e discussões no grande grupo, metodologias adotadas para registrar os relatos dos sujeitos e compor um encarte constituído pelo vídeo didático, pela sequência didática e pela produção artística dos educandos e educandas. Ademais, compõe acervo de pesquisa para posteriores investigações sobre os estudantes da EJA - EPT e a leitura da obra gorkiana. Uma reflexão sobre vivência e inserção social leva os estudantes a desenvolverem a consciência de classe e a projeção de melhores condições de vida, sempre identificados como trabalhadores. Constituiu-se um Produto Educacional em forma de encarte e vídeos composto pelas atividades escolares e pela produção dos 8 alunos da EJA - EPT, articuladas com o Mundo do Trabalho e corroboradas com os escritos gorkianos.