ESTRATÉGIAS EFICAZES PARA DOCENTES DO IFRS CONSTRUIREM UM CENÁRIO INCLUSIVO PAUTADO NO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM
Inclusão. Desenho Universal para Aprendizagem. Docentes.
O presente documento trata-se de um pré-projeto de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, e tem como objetivo apresentar, de forma clara, estratégias eficazes aos docentes do ensino médio integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) para que possam construir, em suas aulas, um cenário inclusivo pautado nas diretrizes do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), onde alunos com necessidades educacionais específicas consigam participar das aulas de forma equitativa e com igualdade de direitos. Sabemos que desde a Constituição Federal de 1988 é “Direito Fundamental” a garantia do acesso e permanência das pessoas com necessidades específicas na educação regular. O artigo 208 prevê que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino (Brasil, 1988). E, a Lei nº 13.146, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, em seu capítulo IV, versa sobre o direito a educação (Brasil, 2015). Tomando como norte estes direitos, essa pesquisa se propõe a apresentar estratégias efetivas de modo a subsidiar os professores do ensino médio integrado do IFRS a garantir estes direitos, permitindo a construção de um cenário favorável aos alunos com necessidades educacionais específicas, já que os campi do IFRS possuem Processos Seletivos acessíveis e com cotas para pessoas com deficiência, Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (um em cada campus), o Centro Tecnológico de Acessibilidade, dentre outros, favorecendo o ingresso destes alunos. Por outro lado, percebe-se que a preparação dos docentes para receber esses estudantes, com conteúdos e estratégias adequadas para que possam permanecer e concluir com êxito os cursos pretendidos, ainda é um desafio. Considerando o que foi apresentado, temos como objetivos específicos: explicar e informar sobre termos como: necessidades educacionais específicas, barreiras atitudinais, capacitismo, preconceito, descriminação e Desenho Universal para Aprendizagem (DUA); verificar quais as dificuldades dos docentes no tocante à inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas; propor estratégias eficazes aos docentes do ensino médio integrado do IFRS, que possam contribuir na construção de um cenário inclusivo em sala de aula, baseado nos princípios do DUA. O problema que esta pesquisa pretende responder é: Como auxiliar os docentes a criarem um cenário inclusivo nos cursos do ensino médio integrado do IFRS? No que tange à metodologia, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Quanto aos objetivos é uma pesquisa exploratória e com estudo de caso. No que se refere aos procedimentos de coleta de dados é uma pesquisa survey. Essa pesquisa visa identificar as dificuldades dos docentes em preparar as aulas para que atendam os requisitos inclusivos e assim propor uma melhoria na acessibilidade para os alunos com necessidades específicas, para que haja um aumento de satisfação e permanência dos mesmos, como também qualidade do Ensino inclusivo. Após a coleta e análise sobre os dados será criado um produto educacional em formato de cartilha educacional inclusiva, que contenha estratégias eficazes para construção de um cenário inclusivo em sala de aula, com o objetivo de gerar uma melhora entre professor e aluno com necessidade específica inserido nos cursos do ensino médio integrado do IFRS.