PRINCÍPIOS E CONTRADIÇÕES: RELAÇÕES DE TRABALHO NO IFRS E AS BASES CONCEITUAIS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Trabalho. Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Relações de Trabalho. Formação Humana Integral.
Este projeto de pesquisa, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação
Profissional e Tecnológica (ProfEPT), analisa as relações de trabalho no Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e suas
articulações com as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica
(EPT). Inserido na Linha de Pesquisa Organizações e Memórias de Espaços
Pedagógicos na EPT, no Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na
EPT, o estudo busca identificar contradições nas relações de trabalho que desafiam
a concretização de princípios fundamentais da EPT, como a formação humana
integral e emancipadora e o trabalho como princípio educativo. De natureza
qualitativa e configurada como estudo de caso, a pesquisa empregará entrevistas
semiestruturadas, observação participante e análise documental como estratégias
metodológicas complementares para coleta de dados. Espera-se compreender e
analisar as dinâmicas institucionais que condicionam e (re)configuram a organização
do trabalho e as práticas pedagógicas no IFRS. Os resultados visam oferecer
contribuições para compreender e transformar barreiras institucionais por meio da
proposta de estratégias, materializadas em um produto educacional, que fortaleçam
um ambiente organizacional alinhado aos princípios e objetivos transformadores da
Educação Profissional e Tecnológica (EPT).