Indústria 4.0 e as Práticas Escolares na Educação Profissional e Tecnológica: Estudo dos Cursos Técnicos em Informática do Colégio Protásio Alves de Porto Alegre - RS (2020 a 2024).
Indústria 4.0, Internet das coisas, Educação Profissional e Tecnológica, Politecnia.
Este trabalho teve como objetivo analisar como a Indústria 4.0 foi abordada na prática docente no nível técnico da Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa seguiu uma abordagem predominantemente qualitativa exploratória, com coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário aos docentes de uma escola técnica da região metropolitana de Porto Alegre. Além disso, propôs-se a criação de um vídeo formativo e um guia para os docentes utilizarem como recurso didático, para promover a compreensão dos conceitos da Indústria 4.0, como produto educacional. A relevância deste trabalho residiu na necessidade de compreender e aprimorar a abordagem da Indústria 4.0 na prática escolar, especialmente nos cursos técnicos. A análise da prática escolar partiu dos dados do questionário e propiciou identificar pontos fortes, lacunas e boas práticas de ensino. Compreender como a quarta revolução industrial foi estudada na escola técnica pública mostrou-se essencial para garantir uma formação mais alinhada às novas necessidades e tendências decorrentes desse processo de transformação das relações de trabalho. Além disso, criou se um vídeo formativo juntamente com o Guia, oferecendo uma abordagem mais dinâmica e envolvente para que os docentes refletissem e consolidassem os conceitos da Indústria 4.0 de forma prática. Com base nos resultados da pesquisa e nas análises realizadas, foram elaboradas conclusões e recomendações práticas para o aprimoramento das práticas escolares. As recomendações visaram propiciar uma formação mais qualificada e preparada para os desafios do mundo do trabalho desse começo de Século XXI. Espera-se que este trabalho contribua para o avanço do conhecimento na área da Educação Profissional e Tecnológica, fornecendo subsídios para o aprimoramento da formação dos docentes.