O TIKTOK NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Plataforma de mídia social TikTok. Práticas Educativas. Educação Profissional e Tecnológica.
É imperativo incorporar práticas pedagógicas interativas no cenário atual, pois o
público que frequenta as escolas atualmente é oriundo da cultura digital e está
familiarizado com o uso de plataformas de mídias sociais como meio de
sociabilidade. Essas ferramentas oferecem características de compartilhamento de
conteúdo e mobilização para ensino e aprendizagem, podendo ser utilizadas
pedagogicamente e para interações profissionais entre professores,
independentemente da localização geográfica de seus Institutos Federais. O
presente estudo analisa os potenciais benefícios e desafios do uso da plataforma de
mídia social TikTok como ferramenta pedagógica no contexto da Educação
Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa se insere no Mestrado Profissional em
Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e utiliza uma abordagem quali-
quantitativa, combinando uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com a
aplicação de um questionário misto a professores do Instituto Federal Sul-rio-
grandense (IFSUL). A análise dos dados foi realizada por meio da análise de
conteúdo de Bardin. O estudo demonstra que a inserção de práticas pedagógicas
que utilizam plataformas digitais é relevante no cenário educacional atual. A análise
dos resultados indica que o TikTok possui um importante potencial pedagógico,
especialmente quando usado de forma crítica e planejada. Entre os benefícios
destacados estão: O favorecimento do engajamento dos estudantes, o estímulo à
criatividade e à aproximação com a linguagem digital, a promoção de um ambiente
de aprendizagem mais interativo e colaborativo. A pesquisa também identifica
desafios significativos. A efetividade da plataforma depende de uma forte mediação
e curadoria por parte do professor, que deve ter objetivos claros para contribuir com
a formação integral dos alunos. As principais preocupações dos docentes incluem a
necessidade de “checagem dos fatos”, o risco de desinformação e "fake news", e a
dispersão e uso excessivo do aplicativo. Como produto educacional, a dissertação
resultou em um guia de orientação, elaborado para capacitar os professores a
utilizarem o TikTok de forma eficiente nas práticas pedagógicas. O guia visa ajudar
os educadores a transformar a informação digital em “conhecimento significativo e
transformador”, promovendo uma postura crítica e reflexiva nos estudantes. O
trabalho conclui que, apesar dos desafios, o TikTok, quando integrado de forma
consciente, pode ser uma ferramenta didática valiosa para a educação
contemporânea.