TUTORIA DE PARES PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Experiências no Ensino Médio Integrado
Educação Profissional e Tecnológica. Tutoria de Pares. Educação Inclusiva. Ensino Médio Integrado. Transtorno do Espectro Autista.
A presente pesquisa, que se insere no contexto do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, buscou compreender a Tutoria de Pares (TP), enquanto medida de apoio para inclusão do(a) estudante com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. Assim, o problema de pesquisa se situa na questão: A tutoria de pares é uma medida de apoio, para estudantes com transtorno do espectro autista, que contribui para inclusão escolar na educação profissional? Buscamos referencial teórico para conceituar esta prática, e também para compreender outros aspectos relacionados à inclusão escolar de estudantes autistas no ensino médio integrado. Analisamos as percepções dos envolvidos na experiência de monitoria vinculada ao Napne, adotada pelos dois campi estudados. Esta pesquisa é de natureza aplicada com abordagem qualitativa. Na pesquisa de campo foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. Os dados foram interpretados com base na metodologia da análise textual discursiva. A literatura que embasou este estudo, valida a Tutoria de Pares como uma possibilidade de apoio a estudantes autistas no ensino médio integrado, podendo ser ampliado esse entendimento a todos estudantes PAEE. O referencial teórico expõe uma variedade de modelos de aplicação prática da TP, contudo, mantêm como caracteŕistica em comum a estruturação dessas práticas, sintetizada por nós como: Planejamento, seleção de tutor(a), capacitação de tutor(a); Pareamento, Supervisão e Orientação contínua. Com este entendimento concluímos que as experiências, em ambos os Campi, não se caracterizam como TP, mas apresentam similaridades. Ainda assim, as experiências analisadas foram percebidas como exitosas pelos participantes e também evidenciou-se benefícios para os(as) estudantes envolvidos. Os achados da pesquisa subsidiaram a formulação do Produto Educacional - Cartilha Tutoria de Pares: Acessibilidade e Inclusão de estudantes com TEA - que foi desenvolvida com o objetivo de auxiliar no processo de estruturação da tutoria de pares nos campi estudados.