Banca de DEFESA: BRUNA HELFENSTEIN ZANARDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA HELFENSTEIN ZANARDO
DATA : 19/02/2025
HORA: 18:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/liliane-madruga-prestes
TÍTULO:

A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: um estudo sobre perfis oficiais do Instagram de Câmpus da Zona Metropolitana de Porto Alegre do IFSul



PALAVRAS-CHAVES:

Mídias digitais. EPT. Comunicação pública. Comunicação organizacional. Interação mediada por computador.



PÁGINAS: 130
RESUMO:

Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, constitui-se como uma investigação de Mestrado que tem por intenção analisar, a partir da perspectiva da mediação, como as concepções institucionais de comunicação organizacional incidem no delineamento dos perfis oficiais no Instagram do IFSul, em câmpus da zona metropolitana de Porto Alegre. O trabalho pretende proporcionar aos gerenciadores dos perfis ferramentas facilitadoras para a propagação da comunicação organizacional eficaz. Neste estudo, entende-se como fundamental, a análise de três fatores basilares: a comunicação organizacional - levando em consideração os norteadores estratégicos comunicacionais -, a mediação, e o Instagram como mídia social de diálogo entre instituição e seus públicos. Tudo isso, dentro do contexto da Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Sabe-se que, a despeito da importância da comunicação no que tange ao desenvolvimento organizacional, a realidade encarada nos Institutos Federais e em sua estrutura organizacional é de não investimento e não direcionamento de profissionais qualificados para processos de comunicação, notadamente, neste trabalho, referindo-se ao Instituto Federal Sul-riograndense. Fica demonstrada como uma necessidade a disponibilização de conceitos e estruturas básicas para o desenvolvimento de uma comunicação adequada em cada campus que convirja com os prepostos de missão, visão e valores postulados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Com o intuito de desenvolver essa conexão entre intenções e concretude, entende-se como imprescindível o uso de referências bibliográficas que desenvolvam os conceitos aqui citados, dentro do contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Para isso, reporto a autoras/es entre as quais, cito: Ciavatta (2008), Cury (2000); especificamente no que tange aos conceitos diretamente ligados à comunicação: Kunsh (2022), Weber (2017), Baldissera (2020) e Ferreira (2021), dentre outros. Em relação ao produto educacional, foi desenvolvido um manual no intuito de facilitar a aplicação da comunicação organizacional na mídia digital Instagram. Partindo da análise das publicações nos perfis @ifsul_sapucaia, @ifsul_nh, @ifsul_gravatai, @ifsulcampuscharqueadas no decorrer de um ano, bem como de entrevista realizada com cada um de seus gerenciadores e de pesquisa bibliográfica referente ao tema atinente, desenvolveu-se instruções básicas aos servidores que incentivem e eduquem sobre: 1) Contexto institucional; 2) Comunicação organizacional no IFSul; 3) Instagram e engajamento; 4)Instagram e planejamento e 5) Instagram e moderação. Nesse sentido, disponibilizou-se, portanto, técnicas básicas da utilização da comunicação organizacional em mídias digitais, tudo isso tendo como foco o Instagram. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - LILIANE MADRUGA PRESTES
Interna - MARIA AUGUSTA MARTIARENA DE OLIVEIRA
Interna - ANDREIA MODRZEJEWSKI ZUCOLOTTO
Externa à Instituição - CÁSSIA APARECIDA LOPES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 11/02/2025 06:53
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigteste-M2-host.inst1