O LUGAR ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E O TRABALHO PROTEGIDO NA GARANTIA DE DIREITOS SOCIAIS - CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL (PROGRAMA JOVEM APRENDIZ)
Educação Profissional e Tecnológica. Aprendizagem Profissional. Programa Jovem Aprendiz. Formação de Educadores. Ensino de Direitos do Trabalho.
Este projeto de pesquisa vincula-se ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. Será desenvolvido junto à Linha de Pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”, no Macroprojeto “Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT”. Considerando as especificidades da Área de Ensino da Capes, na qual este programa de Mestrado Profissional está inserido, deseja-se desenvolver esta pesquisa de forma interdisciplinar, investigando sobre o tema da Aprendizagem Profissional (Programa Jovem Aprendiz), buscando compreender aproximações e distanciamentos com a Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa objetiva contribuir para a formação continuada dos educadores que atuam na Aprendizagem Profissional (Programa Jovem Aprendiz), visando o desenvolvimento de práticas que os aproximem dos princípios basilares da Educação Profissional e Tecnológica, especialmente sobre o ensino de direitos sociais do jovem e do adolescente. A abordagem metodológica deste estudo será qualitativa, uma vez que se procurará compreender o universo da Aprendizagem Profissional (Programa Jovem Aprendiz) a partir das experiências dos educadores que atuam nesse contexto. Inicialmente será realizada a revisão da literatura, a partir das publicações de artigos, dissertação de Mestrado e tese de Doutorado nos portais de periódicos acadêmicos Observatório ProfEPT, Portal de Periódicos da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), buscando compreender o que está sendo publicado a respeito da formação de educadores para a Aprendizagem Profissional (Programa Jovem Aprendiz). Posteriormente será utilizado, como instrumento de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas, cujo resultado será analisado com base na Análise Textual Discursiva. A partir dos resultados preliminares da pesquisa, será elaborado, aplicado e avaliado um Produto Educacional que contribua para a prática dos educadores da Aprendizagem Profissional (Programa Jovem Aprendiz), em diferentes espaços, visando sua aproximação aos princípios basilares da Educação Profissional e Tecnológica e do ensino de direitos sociais do jovem e do adolescente. Da mesma forma, estima-se que os conhecimentos científicos gerados com esta pesquisa contribuam com diferentes espaços de Educação Profissional e Tecnológica, bem como com a sociedade em geral, através da disponibilização dos resultados da pesquisa nos repositórios de livre acesso e portais científicos.