O USO DA LINGUAGEM SIMPLES COMO FERRAMENTA FACILITADORA NA EPT
Mural Digital. Educação Profissional e Tecnológica. Linguagem Simples. Acessibilidade Digital.
Esta proposta de pesquisa tem como objetivo principal promover o conhecimento acerca da Linguagem Simples, suas características e contribuições junto aos professores e alunos do 1º semestre do Curso de Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) e 1º ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, para sua utilização no contexto acadêmico e profissional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no IFRS - Campus POA (Porto Alegre), a fim de contribuir no processo de aprendizagem dos alunos desde seu ingresso. Este projeto vincula-se ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), seguindo a linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O estudo se direciona para o Macroprojeto 2 - Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT, buscando formas de facilitar o acesso e a permanência dos estudantes dentro dos espaços de formação oferecidos pelos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e Curso Técnico em Administração Proeja, no Campus Porto Alegre do IFRS. A intenção da pesquisa surge a partir da suposta dificuldade que os alunos têm para compreender diversos textos e atividades, fazendo-os até desistir da formação. Também se considera que provavelmente muitos docentes não utilizam a Linguagem Simples na elaboração de seu material didático. Além da pesquisa bibliográfica, para essa investigação adotaremos o método empírico indutivo, com uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, coletando dados com os sujeitos da pesquisa - os professores e os alunos que participam do 1º semestre do Curso de Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) e 1º ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, para sua utilização no contexto acadêmico e profissional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no IFRS - Campus POA (Porto Alegre), por meio de questionário no Google Forms e por Grupo Focal. Como proposta de produto educacional, será elaborado um Mural Digital (Padlet) contendo conceito, características, diretrizes, aplicações da Linguagem Simples e outros materiais complementares para que o professor tenha acesso a guias, manuais, vídeos e diferentes mecanismos, de forma rápida e prática. No entanto, a definição concreta deste produto será concluída após a primeira etapa da pesquisa. Assim, espera-se que a ferramenta traga mais acessibilidade aos conteúdos trabalhados tanto pelos professores, quanto pelos alunos quando da elaboração dos trabalhos escolares/acadêmicos, além de incentivá-los a adotar a Linguagem Simples na vida cotidiana, como já acontece atualmente em diversas instâncias de nosso país e no mundo.