PGTM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA E ENG. DE MATERIAIS (FARROUPILHA) COORD. DE PESQUISA (FARROUPILHA) Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: LUCIANO MARTINS LEITE DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANO MARTINS LEITE DE OLIVEIRA
DATA : 06/03/2025
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/wnr-mumn-kbe
TÍTULO:

AVANÇOS EM GALVANOPLASTIA: PREVISÃO INTELIGENTE DA ESPESSURA DO REVESTIMENTO DE ZINCO EM AÇOS SAE 1008


PALAVRAS-CHAVES:

Inteligência artificial; revestimento de zinco eletrodepositado; galvanoplastia, XGBoost; eletrodeposição; previsão de espessura.


PÁGINAS: 66
RESUMO:

Avanços em inteligência artificial (IA) possibilitam reduzir tempos de análise, custos e melhorar processos industriais. Este trabalho integra uma revisão da literatura e uma abordagem experimental sobre a aplicação de IA na eletrodeposição de zinco em aços de baixo carbono. A revisão, realizada na base Web of Science, revelou estudos ainda incipientes, indicando espaço para pesquisas que explorem o aprendizado de máquina (ML) na otimização do processo de galvanização. Experimentalmente, modelos preditivos de espessura de revestimento, essencial para resistência à corrosão conforme a norma NBR 10476 (ABNT,2016), foram desenvolvidos utilizando regressão multivariada, random forest e xgboost. O modelo xgboost destacou-se, com R2 de 0,95 e MSE de 0,815, mostrando-se eficaz na previsão de resultados. Os modelos de IA permitem otimizar parâmetros do processo (tempo de processo, concentrações de ZnO/NaOH, material do ânodo e aditivos), melhorando a qualidade e reduzindo custos. Conclui-se que a IA oferece um caminho promissor para avanços na galvanização de aços de baixo carbono.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - JULIANO CANTARELLI TONIOLO
Interno - PAULO ROBERTO JANISSEK
Externo à Instituição - LEONARDO BERTOLUCCI COELHO
Externo à Instituição - ANDERSON DIOGO SPACEK
Notícia cadastrada em: 17/02/2025 18:54
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigteste-M2-host.inst1