Fatores estratégicos e a influência no desempenho exportador de Vinícolas do Vale dos Vinhedos/RS, Brasil
Desempenho Exportador Estratégico, Fatores de Sucesso, Análise Qualitativa Comparativa (QCA), Setor Vitivinícola, Serra Gaúcha.
A internacionalização é uma estratégia essencial para o crescimento e a competitividade de organizações dos mais variados segmentos podendo ocorrer por meio de importações ou exportações. A pesquisa terá foco nas exportações, que podem ser conceituadas como a saída temporária ou definitiva em território nacional de bens ou serviços originários ou procedentes do país. Apesar de muitas pesquisas sobre internacionalização serem baseadas principalmente em países desenvolvidos, ainda há lacunas para estudos desse processo em países emergentes, como o Brasil. Assim, destaca-se que para o ingresso de uma empresa no mercado internacional, alguns fatores são essenciais, como, por exemplo, a análise estratégica da organização, visando alcançar, o que a literatura aborda como um melhor desempenho exportador. O desempenho exportador é descrito como uma combinação dos resultados e das interações internacionais comerciais da empresa, incluindo aspectos como vendas, crescimento e lucros obtidos com exportações. Dessa maneira, o presente estudo visa analisar as configurações de fatores que contribuem para o sucesso do desempenho exportador estratégico de indústrias vinícolas (localizadas no Vale dos Vinhedos-RS/Brasil) que atuam no mercado internacional. O Vale dos Vinhedos foi selecionado como objeto de estudo pois liderou o processo de inovação no setor vinícola brasileiro. E, de igual maneira, a região oferece uma combinação de fatores que contribuíram para o avanço da indústria e para a superação de lacunas significativas em informações, práticas, regulamentações e mercados, o que, por sua vez, estimulou estratégias competitivas entre as vinícolas com o objetivo de exportar o vinho brasileiro ao largo dos últimos anos. Em relação ao método, que será quantitativo, a pesquisa iniciou-se com uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), visando explorar o framework teórico da performance exportadora estratégica. Em uma segunda etapa, será feita uma Análise Qualitativa Comparativa (QCA) para identificar as condições causais que afetam o desempenho exportador. A fase final do estudo utilizará o Design Science Research (DSR) para desenvolver o artefato prático, um Guia para Internacionalização, que auxiliará vinícolas a formular estratégias de internacionalização mais eficazes. Espera-se que os resultados do estudo, bem como a ferramenta, contribuam para melhorar o desempenho estratégico das vinícolas do Vale dos Vinhedos e possam ser aplicados a outras empresas do próprio segmento ou para outros setores.