Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS MARTINS SIMÕES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS MARTINS SIMÕES
DATA : 13/12/2024
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/dhy-cdqd-sqr
TÍTULO:

Indicações geográficas para além da qualidade e tipicidade: um estudo sobre marketing e branding dos vinhos brasileiros


PALAVRAS-CHAVES:

Denominação de Origem, Indicação de Geográfica, Vinhos, Marketing, Branding.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

O mercado globalizado e o acesso à tecnologia permitiram que características anteriormente descritas como únicas fossem reproduzíveis, incluindo o perfil sensorial dos produtos, mesmo que sejam diretamente influenciados pela natureza, como o vinho. Contudo, um dos aspectos que podem gerar singularidade aos vinhos são as Indicações Geográficas. O objetivo deste trabalho é analisar o impacto da utilização de estratégias Marketing e Branding nas Indicações Geográficas para vinhos brasileiros para o aumento da percepção de valor e performance comercial. Os procedimentos metodológicos sugeridos serão fragmentados em quatro partes nesse projeto: (1) Estudo Bibliométrico, (2) Revisão Sistemática de Literatura, (3) Pesquisa Qualitativa exploratória com vitivinicultores e (4) Pesquisa Quantitativa com profissionais atuantes no segmento. Os resultados preliminares consideram que as estratégias de Marketing e Branding associadas ao terroir produzem uma vantagem competitiva e servem como barreiras à entrada de concorrentes, onde o estudo das estratégias na construção e posicionamento de marcas é fator determinante para gerar resultados mais expressivos e fidelizar clientes. A atuação das IGs pode ser comparada à imagem de uma marca, no sentido que, quando uma marca é favorável, ela é capaz de repassar sua reputação a todos os seus produtos, considerando que empresas com uma estratégia de diferenciação focada em construção de marca obtêm melhores resultados do que aquelas com uma estratégia de liderança focada em redução custos. Além disso, estudos relatam que os consumidores pagariam primeiramente um maior preço premium aos produtos que apresentavam o selo de IG e quando a procedência é destacada, há menores chances de a marca ser afeta pelas tendências de consumo. Conclui-se que destacar as IGs como pilar estratégico aumenta a conexão entre campo e mercado e corrobora para o sucesso das marcas a longo prazo, principalmente quando o enoturismo e a internacionalização são fomentados nos negócios vitivinícolas. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - SHANA SABBADO FLORES
Externa ao Programa - PRISCILA SILVA ESTEVES
Externo ao Programa - CLAUDIO VINICIUS SILVA FARIAS
Externa à Instituição - DANIELA CALLEGARO - UFRGS
Notícia cadastrada em: 25/11/2024 10:21
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigteste-M2-host.inst1