OS APRENDIZADOS ORGANIZACIONAIS DAS EMPRESAS DO RIO GRANDE DO SUL, DO SETOR VITIVINÍCOLA, NO AUMENTO DE CONSUMO DE VINHO FINO NA PANDEMIA DA COVID-19.
vinícolas; Pandemia da Covid-19; consumo de vinho; aprendizados organizacionais; Brasil.
A vitivinicultura brasileira contribuiu no Produto Interno Bruto (PIB) com R$ 26,47 bilhões em 2019. Em 2020 no Brasil, com a pandemia da Covid-19, o consumo per capita de vinho evoluiu a 2,6 litros. O estado do Rio Grande do Sul produz 90% dos vinhos e 85% dos espumantes nacionais. No país a produção de vinhos finos, em 2020 foi de 32 milhões de litros e 43 milhões de litros em 2021. As importações em 2020 foram 147 milhões de litros e evoluíram em 2021 para 154,6 milhões de litros. A pergunta da pesquisa: Quais foram os aprendizados organizacionais das empresas do Rio Grande do Sul, do Setor Vitivinícola, no aumento de consumo de vinho fino no Brasil, na Pandemia da Covid-19? O objetivo foi identificar os aprendizados organizacionais, para obtenção de possíveis vantagens competitivas. Uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, com estudo de caso do vinho fino e análises de conteúdo. Buscou-se entrevistas semiestruturadas com especialistas de 08 empresas vinícolas do Rio Grande do Sul. Os resultados identificados: legitimar a imagem dos vinhos brasileiros como produto de qualidade; evolução na comunicação com o consumidor final, no uso dos canais virtuais, sites e lives; suscitar ações ligadas as experiências do consumidor de vinho; Motivações de consumo: prazer, relaxamento, consciência de saúde, lazer e status. A Pandemia da Covid-19 potencializou o consumo de vinho fino no país e auxiliou o consumidor, redescobrir o vinho fino brasileiro e a sua qualidade.