RAZÃO E PROPORÇÃO ATRAVÉS DE RECEITAS DE FAMÍLIA: Uma proposta de sequência didática
Ensino de razão e proporção. Sequência didática. Interação entre
os pares. Receitas de família.
A escola na atualidade é um ambiente de estudo e socialização para crianças e
jovens. Por isso, é necessário ter em mente que a interação social é parte
fundamental do processo de aprendizagem escolar, como nos traz a teoria de
Vigotski (2007, 2009, 2020), conhecida como sócio-interacionista. Paralelamente,
por várias razões, são frequentes as queixas dos alunos sobre a (falta de)
aplicabilidade dos conteúdos vistos na escola nas situações do cotidiano fora do
ambiente escolar. Por esta razão, neste trabalho propõe-se uma sequência didática
para o 7º ano do Ensino Fundamental, buscando conectar o conteúdo de Razão e
Proporção com receitas das famílias dos alunos, partindo de algo afetivo e presente
na sua vida fora da escola – as receitas – e investigando nelas os conteúdos citados
através de atividades em trios, valorizando a interação entre os estudantes. Essa
sequência didática foi aplicada em uma turma na qual a pesquisadora é professora
titular, em uma escola pública de turno integral, no Rio Grande do Sul. A pesquisa
caracteriza-se como investigação qualitativa proposta por Bodgan e Biklen (1999), e
para a análise foram consideradas as atividades realizadas pelos alunos. Durante a
aplicação, percebeu-se um aumento no interesse dos alunos sobre o conteúdo
estudado e, analisando seus relatos e produções, foi possível verificar que os alunos
se dedicaram mais às tarefas nos grupos e que perceberam que a interação com
seus pares durante a realização das tarefas foi importante para sua aprendizagem.
Por fim, sugere-se adaptações nos tempos de duração das atividades e que a
sequência didática possa ser ajustada partindo das receitas de família dos alunos
que realizarão as atividades.