Banca de DEFESA: THAÍS SCHULZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAÍS SCHULZ
DATA : 24/07/2024
HORA: 18:00
LOCAL: Auditório 2 - Campus Canoas do IFRS
TÍTULO:

RAZÃO E PROPORÇÃO ATRAVÉS DE RECEITAS DE FAMÍLIA: Uma proposta de sequência didática


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de razão e proporção. Sequência didática. Interação entre
os pares. Receitas de família.


PÁGINAS: 104
RESUMO:

A escola na atualidade é um ambiente de estudo e socialização para crianças e
jovens. Por isso, é necessário ter em mente que a interação social é parte
fundamental do processo de aprendizagem escolar, como nos traz a teoria de
Vigotski (2007, 2009, 2020), conhecida como sócio-interacionista. Paralelamente,
por várias razões, são frequentes as queixas dos alunos sobre a (falta de)
aplicabilidade dos conteúdos vistos na escola nas situações do cotidiano fora do
ambiente escolar. Por esta razão, neste trabalho propõe-se uma sequência didática
para o 7º ano do Ensino Fundamental, buscando conectar o conteúdo de Razão e
Proporção com receitas das famílias dos alunos, partindo de algo afetivo e presente
na sua vida fora da escola – as receitas – e investigando nelas os conteúdos citados
através de atividades em trios, valorizando a interação entre os estudantes. Essa
sequência didática foi aplicada em uma turma na qual a pesquisadora é professora
titular, em uma escola pública de turno integral, no Rio Grande do Sul. A pesquisa
caracteriza-se como investigação qualitativa proposta por Bodgan e Biklen (1999), e
para a análise foram consideradas as atividades realizadas pelos alunos. Durante a
aplicação, percebeu-se um aumento no interesse dos alunos sobre o conteúdo
estudado e, analisando seus relatos e produções, foi possível verificar que os alunos
se dedicaram mais às tarefas nos grupos e que perceberam que a interação com
seus pares durante a realização das tarefas foi importante para sua aprendizagem.
Por fim, sugere-se adaptações nos tempos de duração das atividades e que a
sequência didática possa ser ajustada partindo das receitas de família dos alunos
que realizarão as atividades.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARCUS VINICIUS DE AZEVEDO BASSO - UFRGS
Interna - 1796044 - CARINA LOUREIRO ANDRADE
Presidente - 1718307 - NICOLAU MATIEL LUNARDI DIEHL
Notícia cadastrada em: 20/06/2024 14:53
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