QUE MATEMÁTICA É NECESSÁRIA PARA CONSTRUIR UMA MINIATURA? Um ambiente de aprendizagem com foco na modelagem tridimensional
Educação Matemática Crítica, Ambiente de Aprendizagem, Cultura Maker, Aprendizagem colaborativa, Software RDWorks.
O presente trabalho investiga os conceitos matemáticos mobilizados e os procedimentos empregados por estudantes do 2º ano do Ensino Médio na construção de miniaturas tridimensionais de parte do ambiente escolar, a partir de uma proposta pedagógica fundamentada na Educação Matemática Crítica e na Cultura Maker. Essa pesquisa é de natureza qualitativa, com objetivo descritivo, desenvolvida durante as aulas de Matemática e de Resolução de Problemas, nas quais os conteúdos não foram explicitados separadamente, mas requeridos e aplicados pelos alunos no decorrer do desenvolvimento do projeto de construção das miniaturas. A proposta didática foi estruturada com momentos coletivos e em pequenos grupos, cada qual responsável pela reprodução, em escala reduzida, de um pavilhão distinto da escola, considerando suas especificações arquitetônicas e a escala de redução definida pela turma. A dinâmica favoreceu a mobilização de diferentes conceitos matemáticos, os quais foram debatidos pela turma e compartilhados no decorrer do projeto e em um seminário realizado ao final. O desenvolvimento da proposta exigiu a construção colaborativa de estratégias para a obtenção das medições reais dos prédios e a realização de registros e de análises críticas dos dados, possibilitando a modelagem planificada das estruturas tridimensionais através do uso de softwares como o MakerCase e RDWorks. Dessa forma, a atividade exigiu a aplicação prática de conhecimentos de proporção, semelhança, trigonometria, geometria plana e espacial, além de habilidades de organização, planejamento, uso de tecnologias, investigação crítica e tomada de decisões em grupo. Um momento significativo deste projeto, foi a visita ao LabMaker do IFRS do campus Canoas, onde ocorreu a materialização dos projetos por meio do corte e marcação a laser em placas de MDF. Esta visita ampliou os horizontes educacionais e profissionais dos estudantes ao observar os recursos utilizados e disponíveis na instituição. Os dados desta pesquisa foram coletados por meio de questionários, registros escritos, observações e arquivos digitais produzidos pelos alunos e pelo pesquisador, onde as intervenções do docente foram pontuais e restritas à orientação e esclarecimento de dúvidas, oportunizando o desenvolvimento da autonomia e da confiança dos estudantes no decorrer do projeto. Pode-se concluir que a proposta favoreceu a compreensão do papel ativo dos estudantes no processo de aprendizagem, bem como a percepção da matemática como algo tangível e ubíquo na resolução de problemas do cotidiano. As manifestações dos estudantes enfatizaram ainda que propostas que envolvem a exploração e a aplicação prática de conceitos em atividades que extrapolam os muros da sala de aula e o trabalho colaborativo tornam a aprendizagem e a consolidação do conhecimento algo mais significativo.