REFLETINDO SOBRE QUESTÕES DE ACESSIBILIDADE NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS
Semelhança de triângulos, Resolução de Problemas, Sequência didática.
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a contribuição de uma sequência didática fundamentada na Metodologia de Resolução de Problemas para a aprendizagem do conceito de semelhança de triângulos, visando um aprendizado mais conectado com a realidade dos estudantes. Esta sequência didática foi elaborada tendo como referencial teórico a Metodologia de Ensino - Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas (Onuchic, 1999) e busca suscitar reflexões sobre acessibilidade e inclusão no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica, sendo a sequência didática aplicada em uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola de Capela de Santana (RS). Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevistas com os grupos de estudantes, observações durante as atividades pedagógicas e análise dos materiais produzidos pelos alunos. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e apontaram que a sequência incentivou uma aprendizagem mais ativa, favoreceu a colaboração entre os alunos e possibilitou a aplicação dos conceitos matemáticos em situações reais, como a construção de projetos de rampas acessíveis em uma maquete da escola.