O USO DE COEFICIENTES EM EQUAÇÕES DE DUAS VARIÁVEIS E RESTRIÇÕES NO PLANO CARTESIANO: UMA ABORDAGEM LÚDICA E DIFERENCIADA NO SOFTWARE DESMOS
Registros de representação semiótica; Geometria dinâmica; Software Desmos; Geometria analítica.
Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com uma turma do primeiro ano do ensino médio. Os dados foram analisados utilizando-se a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval e a plataforma Desmos. Uma sequência didática foi desenvolvida com objetivo de promover uma discussão, com o público alvo, de conceitos de reta, parábola, circunferência e restrição de variáveis em atividades interativas, como um jogo de coletar estrelas e criação de imagens. O principal objetivo da pesquisa é entender como essa abordagem pode tornar os estudantes questionadores, promovendo a construção e a ampliação de significados de conceitos matemáticos. A pesquisa envolveu o desenvolvimento de uma sequência didática em uma turma de ensino médio avaliando a participação dos estudantes com o Desmos, utilizando questionários, exploração no software e diário de bordo do pesquisador. A pesquisa se propõe a observar o importante papel da interação entre registros para a consolidação do conhecimento. Os resultados obtidos apontam para a aprendizagem dos conceitos envolvidos e um melhor entendimento sobre os objetos matemáticos. Conclui-se que uma maior interação entre os registros auxilia na consolidação do conhecimento.