APRENDER E ENSINAR GEOMETRIA DE MODO INTEGRADO À ARITMÉTICA E À ÁLGEBRA: POSSIBILIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE GENERALIZAÇÕES EM MATEMÁTICA
Abordagem participativa; Aritmética; Álgebra; Geometria;
Generalizações matemáticas; Pesquisa-intervenção; Pensamento Crítico; Sequência
Didática; Integração de Geometria, Aritmética e Álgebra; Atividades Investigativas;
GeoGebra; Cortadora a laser; Educação Matemática; Aprendizagem Ativa;
Esta dissertação analisa a eficácia de uma sequência didática que integra conceitos de
geometria, aritmética e álgebra para o estudo de polígonos e de relações associadas
aos seus ângulos internos e externos, oportunizando o desenvolvimento de habilidades
de generalização matemática. A sequência foi elaborada começando com tarefas
simples e aumentando progressivamente em dificuldade, tendo como objetivo criar um
ambiente de aprendizado participativo e exploratório, incentivar competências como o
pensamento crítico, a resolução de problemas e a autonomia. Essa sequência foi
aplicada em uma turma do 8o ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede
municipal no município de Canoas - RS, onde a pesquisadora atua como professora. A
proposta promoveu o uso de materiais concretos em MDF produzidos pelos alunos com
auxílio do GeoGebra e de uma cortadora a laser, proporcionando uma abordagem
experimental e interativa para explorar conceitos geométricos, propriedades aritméticas
e formalizações algébricas. Além de investigar a capacidade dos alunos em construir
generalizações e explorar relações matemáticas, buscou-se avaliar o impacto dessa
metodologia no engajamento e na motivação dos estudantes, incentivando a
compreensão das propriedades matemáticas por meio da experimentação e da reflexão
crítica. A pesquisa, de natureza qualitativa, analisou dados coletados por meio de
observações e registros dos estudantes. O uso de atividades exploratórias e a
integração entre diferentes áreas do conhecimento matemático revelaram-se
estratégias promissoras para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e
promover competências previstas pela BNCC, como o pensamento crítico e a resolução
de problemas.