SEQUÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Introdução da álgebra através de generalizações
Sequências. Proposta didática. Pensamento Algébrico. Generalizações.
A dificuldade apresentada pelos estudantes no estudo da álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental é vivenciada pela pesquisadora em sua prática docente. Acredita-se que isso se dá pela não compreensão de alguns conceitos/elementos essenciais do Pensamento Algébrico. Com a intenção de amenizar tais dificuldades, esta pesquisa apresenta uma proposta didática que visa contribuir para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico através da exploração de sequências com o uso de material concreto, estimulando a identificação e investigação de padrões existentes e ainda a formulação e formalização de generalizações. Essa proposta didática foi aplicada em uma escola da rede estadual de ensino no município de Caxias do Sul - RS, em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, onde a pesquisadora é professora. Assim, este trabalho tem por objetivo investigar de que forma essa proposta didática pode facilitar o ensino de álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, utilizou-se de uma metodologia qualitativa e para análise dos dados foram consideradas as atividades realizadas pelos estudantes e o diário de bordo da pesquisadora. Como resultados, observou-se, durante a aplicação, maior envolvimento dos estudantes nas atividades, percebendo-os mais ativos no processo de aquisição do seu próprio conhecimento, e satisfeitos de conseguir concluir as atividades, tornando o momento de aprendizagem algo mais prazeroso. Bem como, os dados obtidos através das respostas dos estudantes nas atividades, permitiram elencar elementos característicos do Pensamento Algébrico, desenvolvidos pela pesquisadora inspirada nos elementos de Fiorentini, Fernandes e Cristovão (2005), demonstrados por eles. Ainda como conclusão são trazidos alguns ajustes e modificações na proposta didática e algumas sugestões de trabalhos futuros.