Estatística e Consumo Consciente: uma proposta didática contextualizada para o 9º ano do ensino fundamental
Estatística; Consumo Consciente; Atividade Contextualizada; Cenários para Investigação
Neste trabalho, apresentamos uma proposta didática contextualizada, para o ensino
de estatística, para o 9º ano do ensino fundamental, considerando como tema
norteador o consumo consciente, assunto que faz parte do 12º Objetivo de
Desenvolvimento Sustentável “Consumo e Produção Responsáveis”, buscamos
mostrar a importância do ensino de estatística, para que o estudante seja capaz de
realizar a leitura, interpretação, construção de tabelas e gráficos e a produção de texto
escrito para a comunicação de dados, obtendo assim um letramento estatístico,
aspecto fundamental da educação estatística. Para que os objetivos dessa proposta
didática fossem alcançados, foram desenvolvidas duas sequências didáticas: uma
sobre o consumo consciente da água e a outra sobre a relação entre o consumo e a
produção de lixo. Elas foram elaboradas baseando-se nos fundamentos dos Cenários
para Investigação, segundo as concepções de Ole Skovsmose, em que os alunos são
levados a debater e refletir sobre questões que vão muito além dos números
apresentados nos problemas propostos, como questões sociais, políticas e
econômicas. As sequências didáticas utilizam alguns dados da realidade da
comunidade escolar, isso tende a desenvolver um maior engajamento dos estudantes,
pois estarão trabalhando com informações da sua realidade, isso também permite o
professor conhecer melhor a realidade dos seus alunos.