A MATEMÁTICA DO JOGO WORDLE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resolução de Problemas, Estatística, Jogo Wordle
Durante o ano de 2022 o jogo “Wordle” começou a fazer sucesso no Brasil com as versões “Termo” e “Letreco” e o autor deste trabalho passou a jogá-lo com seus alunos no início das aulas de matemática. Esses momentos suscitaram reflexões sobre estratégias que aumentariam as chances de ganhar o jogo. Nesse sentido, este trabalho busca responder “De que forma pode-se explorar a matemática a partir do jogo Wordle a partir da resolução de problemas?”. Desenvolveu-se uma proposta didática baseada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas (Onuchic; Alevatto, 2011) e nos Cenários para Investigação de Skovsmose (2000), que busca desenvolver o letramento estatístico e trabalhar conceitos de frequência, mas que se mostra aberta à trabalhar diversos conteúdos matemáticos. Esta proposta foi aplicada em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Esteio (RS) e mostrou-se eficiente em conseguir o engajamento dos estudantes na atividade e em trabalhar habilidades de argumentação.