Banca de DEFESA: ALEXSANDRA SCHMIDT CHALAR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : ALEXSANDRA SCHMIDT CHALAR
DATE: 29/09/2025
TIME: 18:00
LOCAL: Auditório 2 - IFRS Canoas
TITLE:

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: exploração de conceitos fundamentais para planejamento financeiro com a utilização de planilhas eletrônicas


KEY WORDS:

Educação Financeira, Educação de Jovens e Adultos, Planilhas Eletrônicas, Conscientização financeira.


PAGES: 160
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Matemática
SUMMARY:

A educação financeira exerce papel significativo na vida das pessoas, contribuindo para a gestão eficiente de recursos, prevenção do endividamento e melhoria da qualidade de vida. Diante das dificuldades que muitos enfrentam na organização de suas finanças pessoais, torna-se essencial a integração do tema ao currículo escolar da educação básica. Frente a esse contexto, esta pesquisa buscou abordar o tema por meio do uso de planilhas eletrônicas, favorecendo a aprendizagem e a aplicação prática de conceitos financeiros em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi elaborada e implementada uma proposta didática que integrou a educação financeira às situações cotidianas vivenciadas pelos estudantes, abordando desde cálculos de porcentagem e juros presentes em compras e financiamentos, até a análise de tabelas de amortização e diferentes tipos de investimentos, conectando cada conteúdo à realidade econômica e às necessidades práticas do dia a dia. O objetivo principal foi estabelecer uma relação direta entre conteúdos de matemática financeira, ensinados em sala de aula, e sua aplicação prática no dia a dia, utilizando planilhas eletrônicas. A coleta de dados envolveu registros de atividades impressas, respostas inseridas pelos alunos em planilhas eletrônicas com a resolução das situações propostas, anotações no diário de bordo da pesquisadora e aplicação de um questionário final. Como atividade inicial, cada estudante definiu um bem, objeto ou experiência a ser adquirida, denominado “sonho”, que foi trabalhado ao longo das atividades em situações envolvendo juros, financiamentos e investimentos, buscando sua possibilidade de realização. Os resultados evidenciaram que as aulas sobre juros foram relevantes, possibilitando que os alunos estabelecessem relações diretas entre teoria e prática, e repensassem suas perspectivas financeiras e desenvolvessem maior consciência sobre planejamento e tomada de decisões. Além disso, a proposta despertou interesse dos alunos sobre a possibilidade de sonhar, e sobre como realizar ou avaliar possibilidades para realizar ou alcançar o sonho. Assim, conclui-se que a integração da educação financeira à EJA, aliada ao uso de planilhas eletrônicas, contribui para a formação de uma postura crítica e responsável na gestão dos recursos de ordem financeira.


COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - JAQUELINE MOLON
Interno - CLAUDIOMIR FEUSTLER RODRIGUES DE SIQUEIRA
Interna - CARINA LOUREIRO ANDRADE
Externo à Instituição - PAULO ROBERTO RIBEIRO VARGAS
Notícia cadastrada em: 18/08/2025 17:37
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigteste-M2-host.inst1