As mudanças climáticas nos itinerários formativos em escolas estaduais de Caxias do Sul
Ensino para as Mudanças Climáticas; Estratégias Pedagógicas; Materiais Didáticos; Educação Ambiental
Há décadas, cientistas alertam sobre a necessidade urgente de combater as mudanças climáticas, mas as emissões de gases de efeito estufa continuam a crescer, intensificando o aquecimento global. As atividades produtivas de consumo, como o uso de combustíveis fósseis e práticas agrícolas, têm elevado as temperaturas globais, e previsões indicam que este aumento pode ultrapassar 1,5°C em breve. Esse cenário representa uma emergência climática, com impactos profundos para o desenvolvimento sustentável e para a estabilidade ambiental do planeta. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de avaliar a qualidade da educação sobre mudanças climáticas no ensino básico. Ao analisar materiais didáticos e práticas pedagógicas, pretende-se identificar pontos fortes e áreas de melhoria, oferecendo recomendações para aprimorar o ensino do tema. Além disso, a pesquisa contribuirá para a formação de políticas educacionais mais eficazes e aumentará a conscientização de professores e gestores escolares sobre a importância das mudanças climáticas. Os resultados esperados desta pesquisa visam fortalecer o ensino das mudanças climáticas nas escolas de Caxias do Sul, identificando a presença e a qualidade do conteúdo nos documentos oficiais, materiais didáticos e práticas pedagógicas. Além disso, a pesquisa propõe uma intervenção prática para ser utilizada por professores em sala de aula.