PPEB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA (FARROUPILHA) COORD. DE PESQUISA (FARROUPILHA) Phone: Not available

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE OLIVEIRA DE CASTILHOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINE OLIVEIRA DE CASTILHOS
DATA : 10/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: IFRS - Campus Farroupilha
TÍTULO:

A docência do(a) pedagogo(a) em cursos de licenciatura do IFRS: ressonâncias na formação de futuros(as) professores(as) da Educação Básica 


PALAVRAS-CHAVES:

Pedagogo(a). Docências. Formação inicial de professores(as). Instituto Federal.


PÁGINAS: 108
RESUMO:

A pesquisa investiga a compreensão de pedagogos(as) do IFRS acerca da sua função docente na formação de futuros(as) professores(as) da Educação Básica. Com inspiração analítica em pesquisas inscritas no campo da formação de professores(as) (Imbernón, 2011; Tardif, 2014; Nóvoa, 2022; Freire, 1996) esta investigação se propõe a descrever as concepções de formação e de docência apresentadas por pedagogos(as) do IFRS que desenvolvem a docência em cursos de licenciatura de área distinta de sua formação inicial, e a analisar como essas concepções são percebidas, por estes(as) professores(as), na prática docente que executam neste âmbito. Com isso, busca-se responder às seguintes questões: Qual é o perfil do(a) pedagogo(a) docente no IFRS? Como ele(a) compreende a formação dos(as) professores(as) da Educação Básica em relação à docência que desenvolve em curso de licenciatura de área distinta da sua? Que ressonâncias são percebidas por ele(a) na formação desses(as) futuros(as) profissionais? Tais questões compõem o problema de pesquisa descrito por: Que especificidades formativas, provenientes das docências desenvolvidas por pedagogos(as) em cursos de licenciatura de área distinta da Pedagogia, constituem o(a) futuro(a) professor(a) da Educação Básica? Assim, no exercício analítico oportunizado por esta pesquisa, pretende-se mostrar algumas das especificidades formativas que estão a cargo do(a) pedagogo(a) que desenvolve a docência em cursos de licenciatura do IFRS, analisando como essas especificidades são percebidas por eles na constituição docente da Educação Básica. Isso porque entende-se que a formação do(a) professor(a) vai além do saber de uma disciplina específica, mas abarca diferentes conhecimentos relacionados às docências e aos processos de ensino e de aprendizagem na Educação Básica. Para cercar o problema de pesquisa, inicialmente, foi feito contato com a Pró-reitoria de Ensino do IFRS e as coordenações dos cursos de licenciatura do IFRS, a fim de estabelecer um primeiro canal de comunicação e firmar a parceria necessária ao desenvolvimento do projeto, bem como para obter informações sobre os cursos ofertados e o quantitativo de pedagogos(as) que neles exercem a docência. Posteriormente, com a autorização dos coordenadores(as) de curso, foi realizado um convite aos(às) pedagogos(as), via e-mail institucional, para que eles participassem da pesquisa, respondendo a um questionário on-line no Google Forms, com questões estruturadas (abertas e fechadas), sem configuração obrigatória, sobre sua formação, experiências e docência nas licenciaturas do IFRS. Ao mesmo tempo em que o material empírico foi produzido, foram realizados estudos sobre os aportes teóricos apresentados na bibliografia. O material produzido na pesquisa será organizado, descrito e analisado considerando as teorizações indicadas e, a partir dele, será construído um produto educacional a ser validado e disponibilizado de forma gratuita. Os resultados serão compartilhados em eventos promovidos pelo IFRS e publicizados em periódicos da área da Educação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - DAIANE SCOPEL BOFF
Interna - SAMANTHA DIAS DE LIMA
Externo à Instituição - ELI TEREZINHA HENN FABRIS - Unisinos
Notícia cadastrada em: 21/11/2024 09:19
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