De Tempo Integral à Educação Integral: as repercussões no currículo na área de linguagens nas séries finais do Ensino Fundamental
Educação Integral. Currículo. Área de Linguagens.
A pesquisa investiga o currículo na área de linguagens nas séries finais do ensino fundamental na escola de tempo integral no município de Carlos Barbosa/RS. Parte-se dos resultados parciais adquiridos durante a pesquisa sobre o arcabouço legislativo, dos indicadores das avaliações externas realizados nesta escola, da relação do pesquisador com o componente curricular Arte (inserido na área de linguagens) e com a Educação Integral no Brasil, como também pelo interesse pela pesquisa em educação pública e no campo do currículo, com isso, constrói-se a questão de pesquisa, expressa por: Quais são as repercussões do currículo na área de linguagens nas séries finais do ensino fundamental na escola de Tempo Integral no município de Carlos Barbosa?. Para explorar o problema de pesquisa, realizam-se três etapas: (1) revisão bibliográfica e estudo de aportes teóricos sobre Educação Integral, currículo e área de linguagens; (2) construção e validação de um produto educacional, considerando a pesquisa semiestruturada com os professores(as); e (3) elaboração de artigo com os dados da pesquisa, apresentando os resultados obtidos. Como suporte metodológico, a pesquisa se inscreve, no aspecto procedimental, como qualitativa. O método de abordagem da pesquisa será o Método Dialético. Como campo de estudo, a pesquisa adotou a Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral Santa Luzia, localizada no município gaúcho de Carlos Barbosa. Como sujeitos da pesquisa, optou-se pelos(as) professores(as) da área de linguagens, integrados a referida instituição de ensino. A materialidade produzida através da coleta de dados da entrevista, serão problematizados e tensionados a partir das teorizações em que a pesquisa está inscrita. Para o tratamento dos dados, serão utilizados como estratégias a leitura e audição, seleção e agrupamento de ocorrências, categorização a partir dos grupos de sentido, buscando dar movimento a materialidade e suporte ao problema de pesquisa construído. O projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Instituição pesquisada, obtendo a autorização necessária para a sua realização. Como procedimento ético, será firmado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para os sujeitos da pesquisa. Com a presente pesquisa, espera-se poder validar a iniciativa do atual governo brasileiro, mostrando a importância, como política pública, da educação integral; ratificar a importância de um currículo específico, que seja voltado para o desenvolvimento integral do educando; e compreender, através da entrevista semiestruturada, a repercussão deste currículo na área de linguagens. A partir destes dados, busca-se desenvolver e validar um produto educacional que possa intervir no município, campo de estudo desta pesquisa, essa intervenção se dará mediante aos resultados da entrevista semiestruturada em que, a partir das indicações e sugestões dos profissionais entrevistados, seja possível ajudar na definição de um novo perfil pedagógico na Educação Integral do município de Carlos Barbosa/RS.