EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO MÉDIO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: PROPOSIÇÕES FORMATIVAS PARA UM CURRÍCULO ANTICAPACITISTA A PARTIR DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM
Desenho Universal para Aprendizagem; Anticapacitismo; Ensino Médio; Atendimento Educacional Especializado; Ensino de Matemática.
A presente pesquisa dialoga com as políticas e práticas pedagógicas voltadas à ação transversal da modalidade da educação especial no ensino médio. O estudo parte da premissa de que a educação inclusiva é um direito inegociável e que a construção de um currículo anticapacitista exige a superação de lógicas excludentes que classificam estudantes como capazes ou incapazes de aprender na escola. O objetivo geral é investigar como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) pode fomentar a construção de currículos anticapacitistas no ensino médio, favorecendo o trabalho colaborativo entre professores de matemática e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), bem como, garantindo a apropriação dos conhecimentos escolares por todos os estudantes, sobretudo, por aqueles nomeados como público-alvo da educação especial.Como objetivos específicos, busca-se aprofundar os conhecimentos teórico-práticos sobre o DUA, analisar a produção bibliográfica sobre inclusão escolar no ensino médio, desenvolver um produto educacional focado na formação continuada de professores de matemática e AEE. A pesquisa é de abordagem qualitativa e envolve a combinação de métodos variados em busca de compreender o fenômeno investigado a partir da perspectiva dos participantes. Assim, foi realizada uma revisão de literatura tendo como tema central o DUA, tendo sido analisada a concepção de DUA presente nas pesquisas e identificadas as possibilidades e limitações a partir das pesquisas aplicadas envolvendo o DUA. Também constatou-se a invisibilidade das pesquisas sobre essa abordagem em relação ao ensino médio. Na continuidade desta investigação, pretende-se desenvolver o produto educacional que consiste em um curso de formação continuada para professores do ensino médio, prioritariamente para docentes de matemática, e para os docentes especialistas em AEE. O produto educacional busca articular a reflexão teórico-prática sobre a ação docente, tratando a diversidade como elemento central do processo educativo alinhado aos princípios do DUA.