PPEB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA (FARROUPILHA) COORD. DE PESQUISA (FARROUPILHA) Teléfono/Ramal: No informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: TALISE GEISEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TALISE GEISEL
DATA : 09/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: IFRS Campus Farroupilha, sala 320
TÍTULO:

A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE PLAC A PARTIR DE INTERAÇÕES COM FIGURAS PARENTAIS EM UM CONTEXTO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DA CONVERSA


PALAVRAS-CHAVES:

Português como Língua de acolhimento; Imigrantes e Refugiados; Educação Básica; Análise da Conversa.


PÁGINAS: 25
RESUMO:

O processo de migração acontece há anos na espécie humana devido às precárias condições de vida na qual muitos migrantes se encontram e está aumentando consideravelmente no Brasil. Esse fator corrobora com os motivos pelos quais esses sujeitos procuram por melhor qualidade de vida (Busko, 2017). Cavinato, Gallina e Frezza (2021) explicam que esses imigrantes têm apresentado dificuldades de conversar em português nos mais variados contextos. Balzan et al. (2023) apontam a necessidade de desenvolvermos e disponibilizarmos materiais didáticos que promovam e facilitem a comunicação de imigrantes. Com base nesse cenário, a presente pesquisa propõe investigar e descrever como ocorrem as interações entre figuras parentais e a comunidade escolar em uma escola situada na Serra Gaúcha de modo a utilizar essa análise para elaborar materiais didáticos de Português como Língua de Acolhimento (PLAc). A perspectiva teórico-analítica que subsidiará a análise das interações é a da Análise da Conversa de base etnometodológica (Sack; Schegloff; Jefferson, 1974) que será iluminada pela abordagem translíngue (García; Wei, 2014) e a perspectiva da interculturalidade (Walsh, 2007). As interações advêm de dados de ordem naturalística e serão gravadas em áudio e vídeo em uma escola municipal de ensino fundamental localizada na Serra Gaúcha. Os dados constituem-se de docentes e gestão escolar entre ambiente escolar e figuras parentais em momentos que envolvam a matrícula e a entrega de boletins neste contexto. Essa pesquisa, que está em andamento, integra um projeto maior coordenado pela Professora Minéia Frezza chamado “O português Brasileiro falado na Serra gaúcha como língua de acolhimento para imigrantes”. Pretendemos, com o presente projeto, elaborar um material didático que acolha os imigrantes e refugiados promovendo melhoras na comunicação entre figuras parentais e a escola na Educação Básica.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - LUCILENE BENDER DE SOUSA
Externa ao Programa - CARINA FIOR POSTINGHER BALZAN
Notícia cadastrada em: 11/11/2024 21:08
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