PPEB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA (FARROUPILHA) COORD. DE PESQUISA (FARROUPILHA) Teléfono/Ramal: No informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA BIER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANESSA BIER
DATA : 10/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Campus Farroupilha
TÍTULO:
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM CENA: UMA ANÁLISE SOBRE O CINEMA DE ANIMAÇÃO PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PALAVRAS-CHAVES:

 Competências Socioemocionais, Educação, Cinema de Animação.


PÁGINAS: 55
RESUMO:

Este estudo, parte da pesquisa no Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Educação Básica do IFRS – Campus Farroupilha, investiga as competências socioemocionais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco no uso do cinema de animação como ferramenta pedagógica. O objetivo geral é identificar e analisar as competências socioemocionais presentes em cinco filmes de animação – Toy Story (1995), Procurando Nemo (2003), O Livro da Vida (2014), Divertida Mente (2015) e Coco (2018) – e explorar como essas representações podem ser integradas nas práticas pedagógicas. O problema central da pesquisa é como as competências socioemocionais retratadas nessas obras podem contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficazes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada consiste em uma revisão integrativa da literatura, com a análise das animações selecionadas para identificar as principais competências socioemocionais presentes e suas implicações no contexto educacional. Os resultados preliminares indicam que essas animações têm o potencial de enriquecer o repertório cultural dos alunos e oferecer um ambiente escolar mais dinâmico, promovendo a reflexão sobre questões como empatia, autoconhecimento e resolução de conflitos. Como desdobramentos da pesquisa, foram propostos dois produtos educacionais: o "Competências em Cena", uma curadoria pedagógica de filmes com foco em competências socioemocionais, e a "Roda de Conversa: Aprendendo com Animação", uma proposta de formação continuada para professores, com a finalidade de promover práticas pedagógicas que integrem essas competências no cotidiano escolar. Estes produtos visam fornecer aos educadores recursos práticos para a implementação de atividades que favoreçam o desenvolvimento emocional e social dos alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - SAMANTHA DIAS DE LIMA
Interna - DAIANE SCOPEL BOFF
Externo à Instituição - ROCHELE ANDREAZZA MACIEL - UCS
Notícia cadastrada em: 27/11/2024 15:59
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigteste-M2-host.inst1