Competências Socioemocionais, Educação, Cinema de Animação.
Este estudo, parte da pesquisa no Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Educação Básica do IFRS – Campus Farroupilha, investiga as competências socioemocionais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco no uso do cinema de animação como ferramenta pedagógica. O objetivo geral é identificar e analisar as competências socioemocionais presentes em cinco filmes de animação – Toy Story (1995), Procurando Nemo (2003), O Livro da Vida (2014), Divertida Mente (2015) e Coco (2018) – e explorar como essas representações podem ser integradas nas práticas pedagógicas. O problema central da pesquisa é como as competências socioemocionais retratadas nessas obras podem contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficazes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada consiste em uma revisão integrativa da literatura, com a análise das animações selecionadas para identificar as principais competências socioemocionais presentes e suas implicações no contexto educacional. Os resultados preliminares indicam que essas animações têm o potencial de enriquecer o repertório cultural dos alunos e oferecer um ambiente escolar mais dinâmico, promovendo a reflexão sobre questões como empatia, autoconhecimento e resolução de conflitos. Como desdobramentos da pesquisa, foram propostos dois produtos educacionais: o "Competências em Cena", uma curadoria pedagógica de filmes com foco em competências socioemocionais, e a "Roda de Conversa: Aprendendo com Animação", uma proposta de formação continuada para professores, com a finalidade de promover práticas pedagógicas que integrem essas competências no cotidiano escolar. Estes produtos visam fornecer aos educadores recursos práticos para a implementação de atividades que favoreçam o desenvolvimento emocional e social dos alunos.