PPEB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA (FARROUPILHA) COORD. DE PESQUISA (FARROUPILHA) Teléfono/Ramal: No informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELE ZAMBONI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELE ZAMBONI
DATA : 25/02/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

EXR ENQUANTO DIREITO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA POTÊNCIA NA(S) EXPERIÊNCIA(S) EDUCATIVA(S)


PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada de professores. Educação Infantil. Experiências educativas. Explorar.


PÁGINAS: 39
RESUMO:

Este projeto trata da pesquisa a ser desenvolvida vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Básica, por meio do curso de Mestrado Profissional em Educação Básica, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Farroupilha, a qual se debruça sobre investigar o explorar enquanto direito de aprendizagem e desenvolvimento na etapa da Educação Infantil e sua potência na(s) experiência(s) educativa(s). O objetivo geral do projeto de pesquisa é investigar de que modo a formação de professoras atuantes na Educação Infantil pode impulsionar o explorar enquanto direito de aprendizagem e desenvolvimento para potencializar as experiências educativas. Tem-se como problema central: como formar professores que potencializem a experiência educativa por meio do explorar enquanto direito de aprendizagem e desenvolvimento no contexto da Educação Infantil? Para atingir os objetivos, faz-se inicialmente uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) com o objetivo de identificar e mapear trabalhos encontrados na literatura acadêmica existente sobre a temática. A pesquisa é de cunho qualitativo, a fim de buscar uma análise mais objetiva e profunda do estudo em questão. É um tipo de pesquisa que visa a um nível de realidade que não pode ser quantificado, ou seja, seu foco é na investigação de interpretações, significados, crenças, valores e atitudes, considerando que todos esses fatores externos influenciam nos resultados. Além disso, faz-se uso da pesquisa de(formação), que é uma ferramenta de produção de dados a qual se concentra na formação e participação, portanto, ela ocorre ao construir-se em um tempo/espaço de experiências de formação para os envolvidos na pesquisa. As hipóteses iniciais indicam que, quando uma criança se torna um/uma explorador/a, ela cultiva a profundidade do olhar, isto é, seu olhar se renova diante das coisas, fazendo com que ela questione o que vê e o que encontra na tentativa de compreender o existente. Ou seja, ser explorador é fazer parte do mundo, é viver e, assim, ter experiências significativas e memórias que irão perpetuar ao longo da vida. Como desdobramento da pesquisa, é proposto o produto educacional, que se refere a um livro em formato digital (e-book) que será elaborado através da pesquisa (de)formação. Será proposta, então, uma formação de professoras em que as participantes serão as coautoras do livro. O produto educacional é proposto a fim de promover práticas que envolvam o explorar no cotidiano escolar. Além disso, almeja-se colaborar com a formação de professoras exploradoras, para que elas mesmas entendam a importância do explorar dentro de sala de aula e, assim, oportunizar essas vivências para seus alunos


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CLAUDIA INÊS HORN
Interno - EDSON CARPES CAMARGO
Presidente - SAMANTHA DIAS DE LIMA
Notícia cadastrada em: 19/02/2025 10:25
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