A CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA DE ACOLHIMENTO DE IMIGRANTES NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE FARROUPILHA SOB A LENTE DA PEDAGOGIA TRANSLÍNGUE
Imigrantes. Educação Básica. Cartilha pedagógica. Pedagogia Translíngue. Interculturalidade.
Este projeto de pesquisa surge com o objetivo de descrever as necessidades de políticas de acolhimento que envolvam alunos e famílias imigrantes e comunidade escolar do município de Farroupilha, Rio Grande do Sul. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, contará com a participação de alunos imigrantes, professores e gestores escolares da Educação Básica. Os dados serão analisados por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) e da Triangulação de Dados (Minayo et al., 2010), buscando compreender os desafios de integração enfrentados pelos atores participantes e as possíveis práticas de acolhimento eficazes. Desse modo, a partir dos resultados e das perspectivas teóricas sobre interculturalidade e pedagogia translíngue, será elaborada uma cartilha com orientações para a equipe escolar, visando fortalecer o acolhimento, a educação inclusiva e a valorização social, cultural e linguística.