PPEB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA (FARROUPILHA) COORD. DE PESQUISA (FARROUPILHA) Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: JÚNIOR DE ARRUDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÚNIOR DE ARRUDA
DATA : 10/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: IFRS campus Farroupilha
TÍTULO:

EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUA INGLESA NA INFÂNCIA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FARROUPILHA/RS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES


PALAVRAS-CHAVES:

educação linguística; língua inglesa; infância


PÁGINAS: 32
RESUMO:

Aprender inglês desde a infância é uma questão defendida por diversos estudiosos (Lima; Martins, 2021; Magiolo; Tonelli, 2020; Bradenburg; Pohl; Santorum, 2019). Crianças pequenas têm uma exímia capacidade cognitiva e pesquisas demonstram que o aprendizado de uma língua adicional não difere dos meios como ocorre a aquisição da língua materna. Além disso, aprender mais de um idioma pode melhorar a compreensão da língua nativa (Vigotski, 2000). Estudos atuais defendem o termo educação linguística (Tonelli, 2023; Brasil, 2018) para o ensino de inglês, uma vez que o ato de ensinar o idioma envolve, do mesmo modo, educar por meio dele. No Brasil, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a língua inglesa é trabalhada de maneira normativa a partir do sexto ano do ensino fundamental. Na realidade pública municipal de Farroupilha/RS, as escolas ensinam o idioma seguindo o documento. Dessa forma, o presente projeto propõe contribuir para a implementação de uma educação linguística em língua inglesa na infância no município, defendendo sua promoção desde a educação infantil. O trabalho, de cunho qualitativo, almeja pesquisar sobre educação linguística em língua inglesa, bilinguismo e desenvolvimento infantil, além de mapear os documentos que tratem de políticas públicas para o ensino de línguas estrangeiras em Farroupilha/RS e elaborar um produto educacional a partir da pesquisa bibliográfica e documental que se configure como um espaço para qualificação e diálogo entre professores e gestão municipal. A proposta justifica-se tanto pela relevância do inglês como língua franca na contemporaneidade (Brasil, 2018; Rajagopalan, 2011), quanto pelos benefícios de uma educação linguística em língua inglesa na infância. Além da qualificação do projeto, espera-se que a pesquisa incentive a implementação da língua inglesa desde a primeira infância no município estudado e que as conclusões do trabalho sirvam de base para outros estudos na área.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - LUCILENE BENDER DE SOUSA
Interna - MINEIA FREZZA
Externa à Instituição - JULIANA REICHERT ASSUNÇÃO TONELLI
Notícia cadastrada em: 21/11/2024 09:22
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