PPEB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA (FARROUPILHA) COORD. DE PESQUISA (FARROUPILHA) Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA COSTA BONATO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELA COSTA BONATO
DATA : 09/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: IFRS - Campus Farroupilha
TÍTULO:

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA: FORMAÇÃO DE ATITUDES AUTÔNOMAS E RESPONSÁVEIS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Financeira. Ensino Médio. Atitudes autônomas. Escola pública. Produto Educacional.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

A pesquisa explora a compreensão de estudantes de anos finais do Ensino Médio sobre Educação Financeira e investiga como a escola pode mobilizar conceitos, habilidades e atitudes que possibilitem escolhas financeiras autônomas e mais responsáveis na vida em sociedade. Parte-se da constatação de que conhecimentos restritos sobre Educação Financeira têm impacto negativo significativo na economia brasileira, contribuindo para altos índices de inadimplência e dificuldades econômicas e, com isso, constrói-se a questão de pesquisa, expressa por: Como estudantes de anos finais do Ensino Médio compreendem a Educação Financeira e de que modo a escola pode mobilizar conceitos, habilidades e atitudes para que eles façam escolhas financeiras autônomas e responsáveis na vida em sociedade?. Para explorar o problema de pesquisa, realizam-se quatro etapas: (1) revisão bibliográfica e estudo de aportes teóricos sobre Educação Financeira; (2) pesquisa exploratória dos conhecimentos de Educação Financeira considerados essenciais por estudantes de Ensino Médio; (3) construção e validação de um produto educacional, considerando a pesquisa exploratória realizada com os estudantes; e (4) elaboração de artigo com os dados da pesquisa, apresentando os resultados obtidos. Como suporte metodológico, a pesquisa se inscreve como qualitativa e descritiva, com o uso de pesquisa-ação. A materialidade produzida na pesquisa exploratória deriva de um questionário on-line, construído no Google Forms, que caracterizou os estudantes participantes da pesquisa, mapeou seus conhecimentos prévios e possíveis desejos de aprendizagem em Educação Financeira. O projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Instituição pesquisada, obtendo a autorização necessária para a sua realização. Após aprovação, a pesquisa foi apresentada a estudantes de anos finais do Ensino Médio de uma escola pública da região Sul, que foram convidados a participar. Como procedimento ético, foram firmados o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para Pais e o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE), no caso de estudantes menores de 18 anos, e o TCLE para adultos, no caso de estudantes maiores de 18 anos. Com as devidas autorizações, o questionário foi enviado aos estudantes via e-mail institucional, na forma de lista oculta. O material de pesquisa produzido foi descrito, organizado e analisado considerando as teorizações indicadas nesta investigação. Com a pesquisa, espera-se compreender como a Educação Financeira tem sido inserida e como pode ser vivenciada nas escolas de Educação Básica de forma mais robusta, o que pressupõe conceitos e experiências mais profundos na área. Para isso, busca-se desenvolver e validar um produto educacional que possa ser usado por estudantes do Ensino Médio para uma melhor compreensão e aprofundamento na temática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - DAIANE SCOPEL BOFF
Interna - CARINE BUEIRA LOUREIRO
Externa à Instituição - ISOLDA GIANNI DE LIMA - UCS
Notícia cadastrada em: 26/11/2024 13:43
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