INSTAGRAM COMO ESPAÇO DE AUTOFORMAÇÃO DOCENTE: TENSIONAMENTOS NA PRODUÇÃO DA DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEMPORÂNEO
educação infantil, autoavaliação, midias sociais
Este projeto de qualificação apresenta como problemática o uso da rede social
Instagram enquanto espaço para autoformação docente no contemporâneo. Parte-se da
premissa de que o neoliberalismo e os ventos da produtividade, da comparação e do consumo
encontraram neste meio espaço para disseminar conteúdos e modos de fazer a docência
na/para a Educação Infantil. As estratégias metodológicas estão ancoradas na pesquisa
(De)Formação, termo e método adotados por Fabris e Lima (2023) que tem como premissa
constituir-se como um constructo formativo produzido no coletivo, mas que possa ser
assimilado individualmente de forma singular. Esta pesquisa ancora-se também nas Escritas
Narrativas, entendidas a partir de Lima (2023) como meio de produzir dados inéditos além de
seu caráter formativo, evocando memórias nas participantes que remetem a suas carreiras e
modos de ser docente. A partir deste campo metodológico, será analisado como a
disseminação de páginas do Instagram, a partir de venda de cursos e publicações no feed,
incidem na prática docente de professoras da Educação Infantil. A interlocução teórica
fundamenta-se em Lima, Fabris e Bahia (2021), Camargo e Conceição (2011), Carvalho
(2024), Fischer (2002). Neste estudo, que tem como objetivo geral analisar o Instagram como
ferramenta de difusão de práticas pedagógicas e sua incidência na autoformação continuada
de professores da Educação Infantil, tensiona-se o esvaziamento do ensino na Educação
Infantil, a padronização desta docência, a linha tênue que se coloca entre cultura, sociedade e
indivíduos com o advento das mídias sociais e a super valorização da aprendizagem na escola
das infâncias. Defende-se a construção de uma escola enquanto espaço do comum, de
suspensão da vida privada e de processos educativos que visem a verdadeira autoria docente a
partir do conhecimento do contexto de atuação, do exercício do pensamento e da construção
de uma prática carregada de sentido.