EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS EM 2024: ESTUDO DE CASO NA COMUNIDADE ESCOLAR DE GALÓPOLIS, CAXIAS DO SUL-RS.
Adaptação às mudanças climáticas; Escolas e Eventos extremos; Garantia de escolarização.
As mudanças climáticas em curso no Planeta e os impactos vivenciados pelas pessoas, em seus grupos sociais, sobretudo nos espaços urbanos, estão na centralidade deste projeto de pesquisa, visando a qualificação e posteriores publicações para o Mestrado Profissional em Educação Básica (IFRS). O recorte é local, com metodologia de Estudo de Caso. A comunidade de Galópolis, bairro do município de Caxias do Sul, foi diretamente afetada pelas chuvas intensas de abril e maio de 2024, com ocorrências de inundações, transbordo do Arroio Pinhal e deslizamentos de terra. Residências, comércios, escolas e pessoas desta comunidade foram atingidas de alguma maneira. Houve o registro de oito óbitos durante os dias 30 de abril e 05 de maio. Os danos estruturais ainda são visíveis e na localidade existem duas escolas públicas estaduais, Escola Estadual de Ensino Médio Galópolis e Escola Estadual de Ensino Fundamental Ismael Chaves Barcelos. Os impactos no âmbito escolar - estruturais e sobre processos de aprendizagem - contemplam a problematização da pesquisa, erguendo o seguinte questionamento: como os eventos climáticos extremos afetaram e, em cenários de mudanças climáticas, poderão afetar as comunidades escolares em Galópolis no município de Caxias do Sul-RS? A metodologia escolhida é o estudo de caso, com caráter exploratório e descritivo, visando atender as resolutivas presentes no problema enfrentado. Os dados serão coletados através de fontes primárias, com questionários e entrevistas à comunidade escolar, e trabalhos de campo, além de bases secundárias, provindas de instituições oficiais. Espera-se produzir uma sistematização sobre os impactos dos eventos extremos numa realidade local da Serra Gaúcha, promovendo um debate sobre a adaptação desses espaços escolares às condições de mudanças climáticas. Nesse sentido, procurar-se-á apresentar um produto que contribua com as dinâmicas das escolas analisadas em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).