PPEB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA (FARROUPILHA) COORD. DE PESQUISA (FARROUPILHA) Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSEANA RAQUEL DAS NEVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSEANA RAQUEL DAS NEVES
DATA : 06/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto - Via Google Meeting
TÍTULO:

EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS EM 2024: ESTUDO DE CASO NA COMUNIDADE ESCOLAR DE GALÓPOLIS, CAXIAS DO SUL-RS.



PALAVRAS-CHAVES:

Adaptação às mudanças climáticas; Escolas e Eventos extremos; Garantia de escolarização.


PÁGINAS: 29
RESUMO:

As mudanças climáticas em curso no Planeta e os impactos vivenciados pelas pessoas, em seus grupos sociais, sobretudo nos espaços urbanos, estão na centralidade deste projeto de pesquisa, visando a qualificação e posteriores publicações para o Mestrado Profissional em Educação Básica  (IFRS). O recorte é local, com metodologia de Estudo de Caso. A comunidade de Galópolis, bairro do município de Caxias do Sul, foi diretamente afetada pelas chuvas intensas de abril e maio de 2024, com ocorrências de inundações, transbordo do Arroio Pinhal e deslizamentos de terra. Residências, comércios, escolas e pessoas desta comunidade foram atingidas de alguma maneira. Houve o registro de oito óbitos durante os dias 30 de abril e 05 de maio.  Os danos estruturais ainda são visíveis e na localidade existem duas escolas públicas estaduais, Escola Estadual de Ensino Médio Galópolis e Escola Estadual de Ensino Fundamental Ismael Chaves Barcelos. Os impactos no âmbito escolar - estruturais e sobre processos de aprendizagem - contemplam a problematização da pesquisa, erguendo o seguinte questionamento: como os eventos climáticos extremos afetaram e, em cenários de mudanças climáticas, poderão afetar as comunidades escolares em Galópolis no município de Caxias do Sul-RS? A metodologia escolhida é o estudo de caso, com caráter exploratório e descritivo, visando atender as resolutivas presentes no problema enfrentado. Os dados serão coletados através de fontes primárias, com questionários e entrevistas à comunidade escolar, e trabalhos de campo, além de bases secundárias, provindas de instituições oficiais. Espera-se produzir uma sistematização sobre os impactos dos eventos extremos numa realidade local da Serra Gaúcha, promovendo um debate sobre a adaptação desses espaços escolares às condições de mudanças climáticas. Nesse sentido, procurar-se-á apresentar um produto que contribua com as dinâmicas das escolas analisadas em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). 




MEMBROS DA BANCA:
Presidente - JOÃO VITOR GOBIS VERGES
Interna - CLARISSA HAAS - UFRGS
Externo à Instituição - JOAO OSVALDO RODRIGUES NUNES - UNESP
Externo à Instituição - FABRÍCIO PEDROSO BAUAB
Notícia cadastrada em: 29/11/2024 10:11
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