MULTILETRAMENTOS E ABORDAGEM STEAM: CAMINHOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO
Ensino de Língua Inglesa; Pedagogia dos Multiletramentos; STEAM; Letramento Crítico; Ensino Médio Integrado.
Os desafios contemporâneos do ensino de língua inglesa exigem o docente repense e reanalise suas práticas didático-pedagógicas para que dialoguem com a realidade sociocultural e tecnológica dos estudantes. Este estudo tem como objetivo investigar como a Pedagogia dos Multiletramentos, aliada à abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), pode ser implementada no ensino de língua inglesa no Ensino Médio para promover o desenvolvimento de competências linguísticas, culturais e científicas. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa e qualitativa, com coleta de dados por meio de questionários aplicados a estudantes um Instituto Federal. Os participantes incluem e estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio Integrado. Como produto educacional, serão desenvolvidas, validadas e disponibilizadas de forma online sequências didáticas baseadas nos princípios da Pedagogia dos Multiletramentos e da abordagem STEAM, com intuito de prover materiais didáticos a professores para que possam tornar as suas aulas mais ativas e com potencial mais engajador. Espera-se que os resultados deste estudo possam contribuir e incentivar o protagonismo estudantil e, sobretudo, o desenvolvimento do letramento crítico em língua inglesa nas diversas dimensões: tecnológica, social, ambiental, científica, humanística e linguística.